logo

15/4/2018 17:05

Kotscho: sem Lula, 46% dos brasileiros não sabem em quem votar; quem ganha é o Sr. Ninguém

"Espremendo-se todos os números do Datafolha, chega-se a esta conclusão: sem Lula na disputa, o que parece cada vez mais provável, quem assume a liderança na corrida presidencial é o voto no candidato ’Ninguém’. Com 18 nomes espalhados por nove cenários, na primeira pesquisa após a prisão do ex-presidente, o índice que mais cresceu foi o de brancos, nulos e nenhum, que chegou a 23%", avalia Ricardo Kotscho.



"Apenas um ano atrás, quem é que poderia imaginar um quadro tão desalentador para a eleição mais importante desde a redemocratização do país? Três décadas depois, faltando menos de seis meses para a eleição, 46% dos brasileiros ainda não sabem em quem votar, segundo o número mais assustador do Datafolha", escreve o jornalista.

No atacado, os números gerais da pesquisa demonstram que o país continua dividido em três blocos entre os pró-Lula, os anti-Lula e “Ninguém”, segundo a análise de Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha:



Um terço dos eleitores (32%) votaria em Lula ou no candidato que ele apoiar em qualquer situação.
Outro terço (31%) rejeitaria completamente o petista e qualquer candidato apoiado por ele.
O terço restante (37%), constituído pelo “eleitor-pêndulo”, engrossa o contingente dos votos órfãos.

Se não sabem nem em quem votar para presidente e “Ninguém” lidera a pesquisa sem Lula, pode-se imaginar que Congresso Nacional sairá das urnas.

Por incrível que pareça, sempre dá para piorar, como dizia o velho sábio Ulysses Guimarães. Na melhor das hipóteses, se tiver mesmo eleição, ficará tudo como está.

Vida que segue.



MAIS
» Médico lista 5 feitos históricos dos governos Lula e Dilma pela saúde
» Aécio é delatado novamente e é o primeiro a ser comido pela Odebrecht

1431 visitas - Fonte: Brasil247

Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians