Prefeito de Ponta Grossa se desespera: 75% dos médicos da cidade eram cubanos; Bolsonaro ganhou com 74% dos votos

Portal Plantão Brasil
15/11/2018 22:15

Prefeito de Ponta Grossa se desespera: 75% dos médicos da cidade eram cubanos; Bolsonaro ganhou com 74% dos votos

0 0 0 0

17747 visitas - Fonte: G1

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, podem perder 75% dos médicos nos próximos dias, segundo a prefeitura.







Sessenta dos 80 profissionais do município são cubanos e devem voltar ao país de origem depois do anúncio da saída do programa Mais Médicos, feito nesta quarta-feira (14), pelo governo de Cuba.



De acordo com o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), a população vai enfrentar problemas.







"A situação vai ficar muito complicada. Haverá muitas filas. Faremos um remanejamento na medida do possível, mas não há profissionais suficientes para substituir”, prefeito Marcelo Rangel.



O governo de Cuba anunciou, nesta quarta-feira, que decidiu sair do programa social Mais Médicos, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) à presença dos médicos cubanos no Brasil.



Unidade Básica de Saúde Gralha Azul, em Ponta Grossa — Foto: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/ Divulgação Unidade Básica de Saúde Gralha Azul, em Ponta Grossa — Foto: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/ Divulgação

Unidade Básica de Saúde Gralha Azul, em Ponta Grossa — Foto: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/ Divulgação



De acordo com Rangel, inicialmente, será feito um remanejamento de médicos de carreira dos hospitais para as unidades de saúde. Ele afirmou que não há profissionais brasileiros suficiente para substituir os cubanos.



O prefeito disse ainda que não vai fechar as unidades, mas não vai ter medico o tempo todo para atender. Rangel afirmou que a partir de agora vai estudar as alternativas para diminuir os impactos.





Conforme o prefeito, há um trabalho intenso junto ao sistema jurídico do município para que algumas contratações possam ser feitas de maneira emergecial.



"É um problema extremamente grave especialmente para a cidade de Ponta Grossa que tem um dos maiores números de médicos intercambistas por habitante no país", afirmou Rangel.



Estamos trabalhando em regime emergencial com nosso sistema jurídico para de maneira mínima poder fazer algumas contratações emergências para dar um atendimento minico a população.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias para compartilhar pró-esquerda e contra Bolsonaro
Clique aqui para entrar em nosso grupo de Telegram

O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians