Guiada pelo DEM, cubana leva Mais Médicos à Justiça

Portal Plantão Brasil
6/2/2014 19:55

Guiada pelo DEM, cubana leva Mais Médicos à Justiça

0 0 0 0

1289 visitas - Fonte: Brasil 247

Orientada pela assessoria jurídica do Democratas, médica que abandonou o programa do governo, Ramona Matos Rodriguez, vai pedir na Justiça o salário que teria deixado de receber nesses quatro meses de trabalho e que foi repassado para o governo cubano por meio de convênio com a Opas; ela também quer ressarcimento por danos morais; deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) anuncia que, "paralelo à ação de Ramona, o DEM vai protocolar também representação para que o Ministério Público do Trabalho entre com uma ação coletiva" contra o regime de contratação do Mais Médicos; no entanto, já veio à tona revelação de que intenção inicial de Ramona era se encontrar com o namorado cubano nos EUA; DEM foi escala?



247 – Orientada pela assessoria jurídica da bancada do DEM na Câmara dos Deputados, a médica cubana Ramona Matos Rodriguez entrará com uma ação trabalhista na Justiça do Pará, onde trabalhava, contra o programa Mais Médicos. No processo, ela pretende pedir o pagamento que deixou de receber nesses quatro meses de trabalho e que foi encaminhado ao governo cubano, por meio de convênio com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).



Ramona, que trabalhava no município de Pacajá (PA) e abandonou o programa no último sábado, irá ainda pedir ressarcimento por danos morais. Contratada pelo programa Mais Médicos, a cubana se diz enganada por receber um salário bem menor que os outros estrangeiros e entrou com pedido ontem no Conare (Comitê Nacional para os Refugiados). No momento, ela está hospedada na casa do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR).



O DEM, que acolheu a deputada no gabinete da liderança na Câmara, tem aproveitado para desferir duras críticas contra o programa. Pelo Twitter, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que apresentou o caso da médica na Casa essa semana, afirmou que, "paralelo à ação de Ramona, o DEM vai protocolar também representação para que o Ministério Público do Trabalho entre com uma ação coletiva" contra o regime de contratação do programa.



Ele escreveu ainda que há milhares de casos de médicos e enfermeiros cubanos que atuaram na Venezuela, refugiados em Miami, que entraram com processos e tiveram decisão favorável na corte internacional. "Sem dúvida, o Brasil também vai ter que responder a essa ação de dano moral. Não só a Ramona, mas a todos os médicos cubanos no Brasil", defende o parlamentar.



Hoje, a médica recebeu oferta de trabalho da Associação Médica Brasileira (AMB), entidade que já chamou os cubanos de "escravos" e os classificou de médicos de "qualidade duvidosa". Hoje, veio à tona a história de que a intenção inicial de Ramona foi conseguir um visto para viver na cidade de Miami, nos Estados Unidos, onde mora seu namorado, também cubano.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians