logo

20/3/2017 13:34

Carmen Lúcia anuncia que vai se aposentar e Temer indicará novo tucano ao STF

A presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta segunda-feira (20) que pretende se aposentar no início de 2018. A declaração foi dada durante palestra inaugural proferida na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte, instituição onde é professora licenciada. Como um dos motivos alegados pela ministra para encerrar a sua passagem pela Suprema Corte, está o desejo de voltar a dar aulas. "Estou com saudades dos meus meninos", afirmou, referindo-se aos estudantes.



Durante sua chegada à universidade, Cármen Lúcia foi alvo de protesto e chamada de golpista, por conta da atuação do STF durante o processo do impeachment. A ministra minimizou: "É da democracia."

Saindo antes do final do seu mandato como presidenta, Cármen Lúcia deve ser substituída pelo ministro Dias Toffoli, atual vice-presidente. Por antiguidade do posto, como é norma não escrita no STF, Toffoli também deve assumir presidência da Corte ao fim do mandato de Cármen Lúcia. A ministra tomou posse em setembro do ano passado para mandato de dois anos.

Se ocorrer no calendário previsto, sua saída também abriria possibilidade para o presidente Michel Temer (PMDB-SP) indicar mais um ministro ao STF, após a nomeação de Alexandre de Moraes, que deve tomar posse na próxima quarta-feira (22).

MAIS
» Médico lista 5 feitos históricos dos governos Lula e Dilma pela saúde
» Aécio é delatado novamente e é o primeiro a ser comido pela Odebrecht

254184 visitas - Fonte: rede brasil atual

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians