logo

21/11/2017 16:32

Tribunal mostra que doações de empresas a Doria e prefeitura eram mentira

Doria divulgou diversos vídeos de doações de empresas à prefeitura; dinheiro nunca chegou

Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo revela que mais de R$ 600 milhões em doações recebidas pela prefeitura não passaram de anúncios feitos por João Doria (PSDB). De acordo com o documento, o tucano divulgou desde o início de seu mandato R$ 666 milhões em doações feitas por diversas empresas à cidade, mas até outubro último somente 8,8% das doações saíram do papel.



As doações da iniciativa privada são uma das marcas de João Doria na prefeitura da capital. O tucano exibe diversos vídeos nas redes sociais ao lado de executivos, divulgando mais uma ’boa ação’ dos empresários.

Porém, segundo o vice-presidente do TCM, Maurício Faria, a maior parte dos anúncios feitos pela prefeitura não foi concretizada.

A prefeitura contestou o valor e informou à Globo News que as doações efetivadas equivalem a 68%. "Parte destas, 9% do total, já tiveram seus contratos concluídos. As demais efetivadas estão em processamento, mas já recebidas total ou parcialmente", informou a prefeitura em nota.

Mas as diferenças entre os números do tribunal e de Dória chamam atenção. Para Marco Antonio Teixeira, professor de gestão pública da Fundação Getúlio Vargas, o tucano precisa se explicar.



"A prefeitura tem que dar explicação, porque não pode anunciar uma expectativa que lá na frente não vai se efetivar. Então talvez aí é preciso ter ainda mais transparência e segurança naquilo que se discute com os possíveis doadores, porque você não pode criar pro cidadão uma expectativa que depois o doador não vai cumprir e obviamente que o prefeito tem aí feito muitas movimentações nas mídias sociais, tem inclusive divulgado aí muitos doadores, ele acaba expondo a sua imagem enquanto gestor da cidade pra algo que de certa forma não se materializa da forma que a Prefeitura desejava e que a cidade esperava", diz o professor.

MAIS
» Médico lista 5 feitos históricos dos governos Lula e Dilma pela saúde
» Aécio é delatado novamente e é o primeiro a ser comido pela Odebrecht

21129 visitas - Fonte: Brasil247

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians