54402 visitas - Fonte: Brasil247
Segundo a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o Brasil ocupa a liderança na lista de países que mais consomem agrotóxicos. A quantidade de agrotóxicos acima do permitido em outros países chega a ser 400 vezes maior em alguns casos. No total, 30% dos 504 agrotóxicos de uso permitido Brasil são vetados na União Europeia.
“Um dos agrotóxicos banidos na Europa e permitido aqui é o acefato, o quinto mais vendido no Brasil. Apesar de todas as indicações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de que ele é neurotóxico (pode ter efeitos sobre o sistema endócrino), continua sendo permitido.
O paraquat é outro exemplo. A Anvisa reconhece o perigo dele e até a China que é bem permissiva do ponto de vista ambiental já o proibiu, mas por aqui a venda persiste. “É uma barbárie”, definiu a geógrafa Larissa Bombardi, em entrevista ao “Repórter Brasil”, no ano passado. Nos últimos anos, Larissa se dedica a estudar o impacto do uso dos agrotóxicos no país.
Algumas entidades, como MPF, Inca e a Fiocruz, acreditam que não há "risco aceitável" quando se trata de substâncias com características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas, ou que provoquem distúrbios hormonais e danos ao sistema reprodutivo.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.