Gilmar Mendes diz que TSE fará esforço extra para tirar Lula da eleição

Portal Plantão Brasil
7/8/2018 08:03

Gilmar Mendes diz que TSE fará esforço extra para tirar Lula da eleição

0 0 0 0

15912 visitas - Fonte: Jornal GGN

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse nesta segunda -feira (6) que a Justiça Eleitoral precisa fazer um "esforço" para evitar que a foto de Lula apareça na urna eletrônica.







Segundo o Estadão, Gilmar disse que o Tribunal Superior Eleitoral tem que decidir sobre o registro de candidatura de Lula o mais rápido possível, para evitar que a batalha jurídica em torno do petista, que foi condenado em segunda instância, se arraste até o dia da votação, como aconteceu no Distrito Federal.







“Acho que esse é um esforço que a justiça eleitoral faz para evitar todo aquele drama que vocês conhecem. Temos aqui antecedentes, aqui no próprio DF [Distrito Federal] tivemos o caso do Joaquim Roriz (ex-governador do Distrito Federal), que por conta de indefinição tivemos a foto indo para a urna. Há todo um esforço neste sentido de definição”, comentou o ministro.



Gilmar também comentou sobre a ação que está no Supremo Tribunal Federal, sob relatoria de Edson Fachin, que versa sobre pedido de liberdade de Lula. Sem que a defesa do ex-presidente tenha solicitado, Fachin decidiu que o recurso poderia ser ampliado para debater também a situação de inelegibilidade de Lula, minando a estratégia do PT em esticar a corda pelo máximo de tempo possível.



“Não houve ainda pauta sobre o assunto, de modo que eu não estou aguardando que a presidente [do STF] coloque isso nos próximos dias. A mim me parece que a questão vai se resolver inicialmente no âmbito do próprio TSE, e depois se for o caso no outro momento vamos nos debruçar sobre esta questão do pedido de relaxamento de prisão”, disse Gilmar.



“O relator afetou ao plenário, mas a questão básica é do relaxamento de prisão. Se discute a questão da segunda instância, mas isso já foi debatido num caso específico, no próprio HC. O que se poderia em tese, é o que ele busca, é dar efeito suspensivo para suspender o próprio acórdão, mas isso em parte o tribunal sobre ele já deliberou. Não me parece que isso se esteja se cogitando na atual circunstância, de modo que não me parece que seja, em princípio, o lócus para essa discussão sobre a inelegibilidade”, acrescentou.



O candidato a vice de Lula, Fernando Haddad, informou à imprensa no final da tarde desta segunda (6) que a defesa deve retirar o pedido no Supremo justamente para evitar que a Corte queira antecipar o debate sobre a candidatura.

O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians