Mesmo sem liberação, Brasil lidera ranking de mortes por arma de fogo no mundo

Portal Plantão Brasil
30/12/2018 21:50

Mesmo sem liberação, Brasil lidera ranking de mortes por arma de fogo no mundo

0 0 0 0

1901 visitas - Fonte: Brasil247

O Brasil foi o País que apresentou o maior número de mortes por arma de fogo no mundo. O país soma 43.200 mortes. Atrás do Brasil, vem os Estados Unidos, com 37.200 mortes. Apenas seis países das Américas comportam metade de todas as mortes por arma de fogo no mundo. Os dados fazem parte da Pesquisa Global de Mortalidade por Armas de Fogo (Global Mortality from firearms, 1990 - 2016) , do Instituto de métricas e avaliação em saúde (Institute for Health Metrics and Evaluation).







Entre o início dos anos 1980 e 2016, o percentual de homicídios no País cometidos com armas de fogo subiu de 40% para 71% do total.



A amostragem revelou também que Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela e Guatemala são os países que juntos somam metade das mortes por arma de fogo de todo mundo. O número corresponde a um total de 126.990 mortes.







O estudo indica ainda que as mortes relacionadas com armas no mundo todo superaram às provocadas por conflitos e terrorismo, a cada ano de 1990 a 2016, com a exceção de 1994, quando aconteceu o genocídio de Ruanda.



Além disso, 87% das mortes totais no mundo (218.900) foram de homens, dos quais 34.700 tinham entre 20 e 24 anos.



Em meio ao fogo aberto, Bolsonaro quer liberar armas



Apesar do cenário de mortes e de estudos apontarem o risco do uso indiscriminado das armas de fogo, o presidente eleito Jair Bolsonaro segue na contramão.



Ele afirmou neste sábado (29) que pretende garantir por meio de decreto a posse de armas de fogo a cidadãos sem antecedentes criminais.



"Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo", disse ele no Twitter.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians