4475 visitas - Fonte: Brasil247
"Não é retirando direitos dos trabalhadores que vamos solucionar os problemas do País". A afirmação é de Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência Social do governo Dilma. Em sua análise à TV 247, ele elucida que existem outras alternativas para arrecadar dinheiro que não seja o sucateamento da seguridade social. "Basta o governo revogar a Medida Provisória do Temer que dá isenção fiscal às petrolíferas internacionais. Só essas empresas terão dispensa de 1 trilhão a serem pagos em impostos", propõe.
Em participação no programa Mercadante Debate, na TV 247, Gabas salienta que "é muito grave tirar da Constituição a regra previdenciária, como também desmontar o ganho de proteção social". "Não estamos falando apenas de aposentadoria ou Previdência, mas sim de um dos maiores sistemas de proteção social do mundo", observa.
O ex-ministro destaca que a Constituição Federal de 1988 garante o "modelo de seguridade social, que oferta saúde, assistência e previdência universal gratuitas".
Ele rebate a informação do governo e da mídia de que a Previdência está quebrada. "Na verdade, o que ocorreu foi que o Brasil entrou em uma profunda crise política-econômica, que resultou num elevado número de desempregados, abalando arrecadação na Folha, fonte principal da Previdência", explica.
"A reforma da Previdência passa fundamentalmente pela reorganização a fonte de financiamento, e não tirando o direito dos trabalhadores, como o governo pretende fazer", avalia.
Entenda os principais pontos nocivos da reforma da Previdência, destacados no programa com Aloizio Mercadante:
O novo modelo acaba com a aposentadoria por tempo de serviço, aumentou de 15 para 20 anos a contribuição mínima e aumenta a idade mínima para se aposentar: 65 anos homens e 62 mulheres.
Quem contribuiu integralmente e se aposentou com a idade mínima, receberá 60% da média salarial de toda a vida profissional.
Quem não conseguir contribuir os 20 anos, receberá apenas 400 reais a partir dos 70 anos de idade.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.