Militares ordenam e Mourão é quem representa o Brasil no exterior, e não Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
4/3/2019 07:14

Militares ordenam e Mourão é quem representa o Brasil no exterior, e não Bolsonaro

0 0 0 0

6048 visitas - Fonte: Brasil247

A incapacidade do chanceler brasileiro Ernesto Araújo, indicado pelo astrólogo Olavo de Carvalho para o cargo no governo de Jair Bolsnaro, fez com que o general Hamilton Mourão assumisse informalmente o comando da política externa. É o que aponta Mathias Alencastro, doutor em ciência política por Oxford.







"Em dois meses no Itamaraty, Ernesto Araújo quase empurrou o Brasil para o primeiro conflito com um país vizinho desde 1870, alienou aliados europeus, árabes e asiáticos e ridicularizou a instituição que chefia com as suas manifestações públicas", diz ele, em artigo. "Esse espetáculo de amadorismo precipitou uma intervenção da ala militar do governo, encabeçada pelo general Hamilton Mourão."







"Diante do ocaso de Araújo e da afirmação de Mourão, é imperativo analisar a diplomacia brasileira sob o prisma da trajetória e do posicionamento do vice-presidente, que ficará a cargo de tomar decisões operacionais e definir estratégias", aponta. "A partir de agora, a distinção entre o chanceler de fato e o de jure deve ser utilizada para fazer a diferença entre a realidade e a propaganda."



Alencastro lembra ainda que caberá a Mourão restaurar a confiança dos países-membros dos Brics a tempo da próxima reunião de cúpula, agendada para outubro.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians