logo

14/4/2019 12:05

Parlamentares do Reino Unido assinam carta declarando Lula como preso político

0 0 0 0

Uma carta assinada por um grupo de 28 parlamentares, líderes sindicais, jornalistas e ativistas do Reino Unido condena a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pede sua libertação. A missiva foi publicada durante a semana pelo jornal The Guardian, e diz que Lula é um preso político.



“Condenamos a contínua perseguição do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que foi preso há um ano”, diz o texto. “Lula é um preso político. Pedimos a sua liberdade e nos solidarizamos com os que lutam pela democracia no Brasil”, complementa.

A carta argumenta que Lula era o favorito para vencer a eleição presidencial de 2018 até que foi preso e impedido de concorrer, e ressalta que o novo presidente Jair Bolsonaro “disse esperar que Lula ‘apodreça na prisão”‘. “Surpreendentemente, o juiz Moro, que supervisionou o julgamento de Lula, foi nomeado ministro da justiça de Bolsonaro”, diz a carta.



A manifestação de políticos britânicos foi publicada menos de um ano depois de uma outra carta escrita por um grupo de professores e acadêmicos de universidades do Reino Unido no mesmo Guardian protestando contra a prisão de Lula e chamando-o de preso político.

O jornal inglês se tornou nos últimos anos uma importante plataforma para a publicação de manifestações sobre a situação política do Brasil, se colocando contra o impeachment de Dilma Rousseff, criticando o governo de Michel Temer e defendendo a democracia no Brasil. Ele também deu espaço para que o embaixador brasileiro em Londres defendesse a estabilidade das instituições do Brasil.



Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



Clique aqui para entrar em nosso grupo de Telegram

VÍDEO: Aparece o elo entre Bolsonaro, morte de Marielle, Queiroz e a milícia mais violenta do RJ:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


8334 visitas - Fonte: Uol

Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians