Caminhoneiros querem surpreender Bolsonaro com greve no dia 13

Portal Plantão Brasil
11/5/2019 15:22

Caminhoneiros querem surpreender Bolsonaro com greve no dia 13

0 0 0 0

1979 visitas - Fonte: Correio Braziliense

Do blog de Vicente Nunes no Correio Braziliense:



Grupos de caminhoneiros ameaçam com greve em âmbito nacional para segunda-feira (13/5). A ameaça pegou de surpresa a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e até lideranças da categoria de fora da entidade sindical. O comando do movimento não segue verticalidade alguma, ou seja, é sem hierarquização. É organizado pelos próprios transportadores, a ponto de não ter influência nem de líderes responsáveis pelas paralisações de 2018, 2015 e 2013.







A ameaça de greve é monitorada pelo governo. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República acompanha os movimentos dos caminhoneiros nas redes sociais e em aplicativos de mensagem instantânea,como o WhatsApp. O governo tem feito esforços para minar toda e qualquer paralisação, com diálogo aberto junto aos líderes pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Mas essa intimidação específica, com uma pauta que não estava no radar do governo, mobilizou a inteligência do Palácio do Planalto a acompanhar tudo de perto.







A paralisação de 13 de maio é organizada em grupos de WhatsApp. O Blog acompanha cinco desses agrupamentos no aplicativo de mensagem instantânea. Centenas de mensagens são trocadas por horas, sendo alguns mais movimentados que os outros. Um deles, de nome “Paralisação 13/5”, conta com 243 integrantes. Nem todos são caminhoneiros. Alguns entram apenas prestando apoio. Mas boa parte trocam mensagens por áudio e enviam fotos dos caminhões.



Não há uma pauta bem definida nesta paralisação. A reivindicação central é pela redução do preço do óleo diesel, o que confirma a ausência da participação de líderes desse movimento. A agenda que lideranças mantêm com o governo é por fiscalizações no cumprimento da jornada de trabalho e do piso mínimo. Os caminhoneiros dispostos a fazer greve admitem que, primeiro, querem parar e, depois, discutir demandas com o governo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians