Congresso pode retaliar Bolsonaro com recall pra presidente e fim da reeleição

Portal Plantão Brasil
27/5/2019 09:37

Congresso pode retaliar Bolsonaro com recall pra presidente e fim da reeleição

0 0 0 0

2135 visitas - Fonte: Brasil247

O Congresso está de olho nas manifestações previstas para este domingo (26) para decidir se freia ou se segue com mudanças legislativas que afetam diretamente a Presidência da República, entre elas a proposta de emenda à Constituição que cria a possibilidade de revogação, pelos próprios eleitores, do mandato de presidente da República, e o fim da reeleição, informa o Estado de S. Paulo.







O projeto de "recall", que está pronto para ir a votação no plenário do Senado, na prática "cria um gatilho para tirar o presidente da República do cargo sem a necessidade de impeachment. Para isso, seriam necessárias assinaturas de, no mínimo, 10% dos eleitores que compareceram à eleição presidencial mais recente. Se aprovado, o Congresso convocaria um referendo popular para discutir se revoga ou não o mandato do presidente", informa a reportagem.



Outra reação, esta dos líderes do Centrão na Câmara, é a volta da discussão "do fim da reeleição para cargos executivos, como presidente e governadores. A avaliação é a de que a pauta teria de ser ’engolida’ por Bolsonaro, que já defendeu, inclusive, durante a campanha, o fim da reeleição", conta o Estado.







O resultado será avaliado neste domingo (26), em função das mobilizações. Se forem significativas, o Congresso freia, por ora, as mudanças legislativas que afetariam a Presidência. Se os protestos forem esvaziados, os parlamentares podem se animar a impor uma agenda própria não só na economia, mas também no campo político.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians