Juiz Bretas, da Lava Jato do RJ, joga Sergio Moro na lama: ’recebo advogados e procuradores mas nunca darei conselhos a eles’

Portal Plantão Brasil
8/7/2019 15:15

Juiz Bretas, da Lava Jato do RJ, joga Sergio Moro na lama: ’recebo advogados e procuradores mas nunca darei conselhos a eles’

0 0 0 0

4022 visitas - Fonte: BBC Brasil

Juiz responsável pelos casos da Lava Jato no Rio, Marcelo Bretas diz receber frequentemente advogados ou procuradores para conversas individuais em sua sala, na 7ª Vara Federal Criminal do Rio.







Bretas afirma que advogados até tentam arrancar conselhos seus sobre passos a seguir na defesa de seus clientes - mas "ninguém dá dicas", afirma, sobre a conduta dos juízes. "Ninguém dá dicas", reitera.



"Não tem nenhum tipo de aconselhamento, de direcionamento. Isso não existe", afirma em entrevista à BBC News Brasil.



O juiz federal se nega a comentar o teor das mensagens vazadas que foram atribuídas ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, então juiz da Lava Jato em Curitiba, e a procuradores da força-tarefa. O material suscitou críticas à proximidade entre as partes e questionamentos sobre a parcialidade de Moro como juiz.

Bretas diz não poder fazer juízo de valor a respeito das mensagens - publicadas pelo site The Intercept Brasil e veiculadas também pelo jornal Folha de S.Paulo e pela revista Veja - porque, a seu ver, as questões "da ilegalidade e da veracidade" dos diálogos "ainda não estão superadas". "Ou é legal ou é ilegal. Se é ilegal, é lixo", afirma.







O juiz conversou com a BBC News Brasil em sua sala na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, na qual é titular desde 2015, e ficou conhecido como o "Sergio Moro" do Rio - tendo prendido figuras como o ex-governador Sérgio Cabral, o empresário Eike Batista e, em medida preventiva em março, o ex-presidente Michel Temer.



COMENTÁRIO THIAGO DOS REIS: Bretas jogou Moro aos leões. Disse que não orienta advogados ou procuradores e não usou o discurso dos apoiadores de Moro de que "as mensagens são adulteradas ou falsas", simplesmente se limitou a dizer que não pode comentar mensagens que não sabe se são legais.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians