Estudantes do CEFET-RJ barram interventor de Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
19/8/2019 15:18

Estudantes do CEFET-RJ barram interventor de Bolsonaro

0 0 0 0

1424 visitas - Fonte: O Globo

Estudantes e professores Centro Federal de Educação Tecnológica ( Cefet ) do Rio fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira na instituição, barrando a entrada do novo diretor-geral, Maurício Aires Vieira, indicado pelo Ministério da Educação ( MEC ) para assumir o cargo de forma interina. A comunidade acadêmica questiona a nomeação, já que outro nome já havia sido eleito para o posto — Maurício Saldanha Motta, que já era vice-diretor do Cefet.







O MEC alega que o diretor-geral foi nomeado interinamente enquanto a eleição está "sob análise", sem, no entanto, detalhar o processo. Em nota, a pasta informou que "até que seja concluída (a análise), foi designado o diretor-geral pro tempore para que seja dada continuidade às atividades administrativas da instituição".



Estudantes e professores do Cefet, por outro lado, veem na nomeação de Vieira uma intervenção do ministro da Educação , Abraham Weintraub , na instituição.







— Houve uma eleição, e Mauricio (Saldanha Motta) foi eleito, mas não era do agrado do atual governo. Então, eles nomearam outra pessoa, que não é do Cefet, numa postura totalmente interventora — diz Lis Helena Aschermann Keuchegerian, professora de Filosofia do Cefet. — Nós estávamos lá para protestar, e os estudantes barraram a entrada do interino.



Na manhã desta segunda-feira, cerca de 200 alunos bloquearam as áreas da direção do Cefet, e o diretor-geral indicado pelo MEC não conseguiu chegar à sua sala, deixando em seguida a instituição. Os estudantes permanecem no local em protesto.



Indagado sobre o que teria impedido a posse do candidato eleito pela comunidade acadêmica e sobre os motivos da análise do pleito, o MEC não respondeu à reportagem.



Em nota, o Cefet informou "que a eleição ocorreu de forma democrática, tramitando normalmente pela Procuradoria Jurídica do Cefet/RJ, pelo Conselho Diretor, pela Comissão Eleitoral e pela própria Consultoria Jurídica do MEC". No comunicado, os diretores da instituição disseram ainda que "foi uma surpresa a nomeação de um diretor-geral pro tempore " .



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians