1034 visitas - Fonte: Valor
Do Valor Econômico:
O Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial brasileiro recuou para 50,2 pontos em dezembro, de 52,9 em novembro, segundo a consultoria IHS Markit. O dado, sazonalmente ajustado, indica uma “melhoria mais fraca nas condições de negócios no atual período de cinco meses de crescimento”.
“Embora o setor industrial do Brasil tenha continuado a se expandir no final de 2019, as taxas de crescimento de novos pedidos e da produção diminuíram nitidamente. Dezembro também observou um retorno aos cortes de empregos e à queda mais acentuada nas exportações em mais de uma década. A inflação de custo de insumos aumentou um pouco, devido à depreciação do real, mas as empresas se mostraram relutantes em repassar as cargas de custos aos clientes devido às condições contidas da demanda. Um aspecto positivo foi que o otimismo em relação aos negócios se fortaleceu e atingiu um recorde de alta de 11 meses”, diz o relatório.
O subsetor de bens de capital foi o principal obstáculo para o aumento do índice básico, segundo a consultoria, ao registrar a primeira deterioração em um ano, em meio a contrações sólidas nos volumes de vendas e de produção.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.