logo

28/4/2020 17:05

Financial Times pede Impeachment de Bolsonaro em editorial

0 0 0 0

5598 visitas - Fonte: O Globo

Em editorial, ’Financial Times’ diz que Bolsonaro está se autodestruindo
Jornal econômico publicou artigo em que afirma que Jair Bolsonaro está reunindo os elementos de seu próprio impeachment e que, se as alegações de Sérgio Moro forem provadas, há motivos para a saída do presidente.
Por G1
28/04/2020 13h14 Atualizado há 3 horas



Em editorial publicado nesta terça-feira (28), o jornal britânico “Financial Times”, uma das publicações econômicas mais conhecidas no mundo, afirma que Jair Bolsonaro está, ele mesmo, reunindo os elementos para seu próprio impeachment e que parece estar determinado a se juntar a antecessores que figuram num "hall dos horrores" presidencial brasileiro.

Editorial é o nome dado ao artigo que representa a opinião do veículo de comunicação que o publica. O texto do "FT" se intitula "A autodestruição do ’Trump Tropical’"

Se as alegações do ex-ministro Sérgio Moro a respeito das tentativas de ingerência de Bolsonaro na Polícia Federal forem provadas, diz o editoral do “FT”, há motivo para impeachment.

O texto cita a saída de dois ministros importantes, Moro e Luiz Henrique Mandetta, em um intervalo de oito dias.

A demissão de Moro foi “particularmente séria” por dois motivos, de acordo com o jornal. A primeira é que o ex-ministro era um herói para os apoiadores conservadores de Bolsonaro, por causa de sua atuação como juiz da Lava Jato. Além disso, Moro saiu como protesto pela intenção do presidente de nomear um chefe da Polícia Federal que, segundo o agora ex-ministro, compartilhe informações de investigações.

O jornal cita suspeitas de que o presidente possa estar manobrando para proteger seus filhos de processos na Justiça.

Se as alegações de Moro forem provadas, diz o editoral do “Financial Times”, há motivo para impeachment.

Bolsonaro é descrito como o "Trump dos Trópicos" por sua habilidade nas redes sociais para incentivar seus apoiadores e atacar rivais. O texto cita as demonstrações de intolerância por parte do presidente.

A elite do país, segundo o jornal, tolera essas manifestações por causa da pauta de reformas econômicas de Paulo Guedes, o ministro de economia que é considerado um “adulto na sala”, segundo o jornal.

O governo seria visto pelos brasileiros como a história "do médico e do monstro" –o primeiro seria responsável pelas reformas com potencial para melhorar a economia, o segundo, como autor de comportamento perigoso.

No entanto, com a crise causada pela Covid-19, a faceta de monstro tomou a gestão Bolsonaro.

Há uma crise tripla, na saúde, na economia e na política, segundo o jornal. Bolsonaro resolveu aumentar sua aposta e negou a seriedade do coronavírus.

Como há poucos testes, os dados oficiais não são confiáveis, mas mesmo eles mostram alto contágio. A economia está vulnerável e deve ter uma retração de 5,3% neste ano, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Os apoiadores de Bolsonaro ainda estão com ele, mas entre os militares há um desconforto, diz o editorial.

Bolsonaro, que acusa seus oponentes de quererem derrubá-lo, está reunindo ele mesmo os elementos para isso, afirma o “Financial Times”.


Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: Bolsonaro sofre dura derrota inesperada!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians