Provocador, Bolsonaro recebe no palácio Major Curió, símbolo de assassinatos e tortura na ditadura

Portal Plantão Brasil
4/5/2020 21:39

Provocador, Bolsonaro recebe no palácio Major Curió, símbolo de assassinatos e tortura na ditadura

0 0 0 0

2307 visitas - Fonte: Brasil 247

Símbolo de assassinatos e tortura na ditadura, "Major Curió" é recebido por Bolsonaro

4 de maio de 2020, 21:1

247 - Jair Bolsonaro recebeu nesta segunda-feira (4), o tenente-coronel reformado do Exército Sebastião Curió, conhecido como "Major Curió".



O encontro, divulgado por um dos filhos do militar, não constava da agenda oficial de Bolsonaro.



O coronel foi denunciado seis vezes pelo Ministério Público Federal (MPF) por participar de assassinatos e sequestros de militantes da esquerda na região do Araguaia nos anos 1970. A informação é do jornalista Rubens Valente, do UOL.



De acordo com relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Curió foi um dos 377 agentes do Estado brasileiro que praticaram crimes contra os direitos humanos. O relatório aponta que ele "esteve vinculado ao Centro de Informações do Exército (CIE), serviu na região do Araguaia, onde esteve no comando de operações em que guerrilheiros do Araguaia foram capturados, conduzidos a centros clandestinos de tortura, executados e desapareceram".



A reportagem lembra a entrevista dada ao jornalista Leonêncio Nossa, que depois lançaria um livro sobre Curió, "Mata!" (Cia das Letras, 2012), em que militar reconheceu e apresentou documentos que indicaram a execução de 41 militantes da esquerda quando eles já estavam presos e sem condições de reação".



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians