logo

4/8/2020 10:25

Diretor da Inteligência da SEOPI é afastado pelo Ministro da Justiça

0 0 0 0

1272 visitas - Fonte: UOL

O Ministério da Justiça informou em nota nesta segunda-feira (3) que o ministro André Mendonça decidiu substituir a "chefia da Diretoria de Inteligência" da Seopi (Secretaria de Operações Integradas), unidade que fez um dossiê contra policiais antifascismo e quatro acadêmicos considerados "formadores de opinião".

A assessoria do MJ na sequência informou ao UOL que será trocado o diretor de inteligência, Gilson Libório Mendes, coronel reformado que tem formação militar na EsAO (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) do Exército. O nome do substituto ainda não foi anunciado.


A decisão ocorre dez dias depois de o UOL ter revelado o levantamento secreto. Nesta segunda-feira (3), "O Estado de S. Paulo" mostrou que nove dos servidores que atuavam na área de inteligência do ministério, incluindo Libório, haviam sido nomeados pelo próprio André Mendonça, que assumiu o ministério após o pedido de demissão, em abril, do então ministro Sergio Moro.

A íntegra da nota do ministério é a seguinte:

"Após determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a Corregedoria-Geral do Ministério instaurou, nesta segunda-feira (3), Sindicância Investigativa para apurar os fatos relacionados à Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), conforme amplamente divulgado na imprensa.

A Comissão foi designada através da Portaria COGER nº 158/2020 e é composta por um delegado de Polícia Federal, integrante da Corregedoria-Geral do MJSP; um Procurador da Fazenda Nacional e um Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

Como medida considerada adequada à realização dos trabalhos da Comissão, o ministro decidiu pela substituição da chefia da Diretoria de Inteligência da SEOPI.


Por fim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública destaca que o ministro André Mendonça está à disposição para prestar esclarecimentos à Comissão Mista de Investigação da Atividade de Inteligência, aguardando apenas a definição da data".

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CARLUXO PODE SER PRESO E JAIR ESTÁ DESESPERADO!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians