logo

5/8/2020 17:09

Guedes diz na comissão de reforma tributária que o governo vai substituir dez, 15, 20 impostos por um

0 0 0 0

792 visitas - Fonte: O Globo

BRASÍLIA - Em sua primeira reunião com a comissão mista da reforma tributária, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o governo pretende substituir até 20 impostos por apenas um, mas não deu detalhes sobre a proposta.


Guedes deu a declaração ao afirmar que o plano da equipe econômica não é elevar a carga tributária, que hoje chega a mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

— Nós não vamos aumentar a carga tributária. Estamos num programa de simplificação e redução de impostos. A carga tributária pode ser a mesma, nos vamos substituir dez, 15, 20 impostos por um. Mais três por um. Por exemplo, inauguramos substituindo agora dois, PIS/Cofins, por um. E assim, seguiremos fazendo — disse o ministro.

CPMF ’não está na pauta’, diz ministro
Apesar da expectativa em torno do imposto sobre movimentações financeiras, nos moldes da CPMF, Guedes sinalizou que deve evitar o assunto no encontro com parlamentares.


— Existem muitas perguntas sobre Renda Brasil, imposto sobre transações, assuntos que não são os assuntos que estão na nossa pauta de hoje — afirmou Guedes.

Mais tarde, quando indagado sobre o imposto, Guedes diz ser "maldade e ignorância" chamar imposto sobre pagamentos de "nova CPMF". Disse, ainda, que "nem presidente da Câmara, nem presidente da República" podem impedir debate sobre novo imposto.

Parlamentares, no entanto, podem questionar o ministro e sua equipe técnica sobre qualquer tema.


O ministro defendeu a primeira etapa da proposta de reforma tributária do governo, que substitui na substituição do PIS/Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%.

Segundo Guedes, a proposta pode ser acoplada com outros projetos em discussão no Congresso.

— Nosso primeiro passo é a CBS, a contribuição sobre bens e serviços. Isso deverá ser acoplado, formando então o IBS, que é o projeto que está aí na PEC 45 (proposta de emenda à Constituição apresentada na Câmara), que é o imposto sobre bens e serviços — afirmou o ministro.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: BOLSONARO SOFRE SUA PIOR DERROTA!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians