logo

29/10/2020 15:19

Glenn Greenwald se demite do The Intercept após ter artigo censurado

0 0 0 0

3378 visitas - Fonte: DCM

Publicado originalmente no Substack do jornalista Glenn Greenwald

Hoje minha carta de demissão do The Intercept, o site de notícias que co-fundei em 2013 com Jeremy Scahill e Laura Poitras, bem como de sua empresa-mãe, First Look Media.



A causa final e precipitante é que os editores do The Intercept, em violação do meu direito contratual de liberdade editorial, censuraram um artigo que escrevi esta semana, recusando-se a publicá-lo a menos que eu removesse todas as seções críticas ao candidato democrata à presidência Joe Biden, o candidato apoiado veementemente por todos os editores da Intercept de Nova York envolvidos neste esforço de supressão.

O artigo censurado, com base em e-mails revelados recentemente e depoimentos de testemunhas, levantou questões críticas sobre a conduta de Biden. Não contentes em simplesmente impedir a publicação deste artigo no meio de comunicação que eu co-fundei, esses editores da Intercept também exigiram que eu me abstivesse de exercer um direito contratual separado de publicar este artigo em qualquer outra publicação.



Eu não tinha objeções à sua discordância com minhas opiniões sobre o que esta evidência Biden mostra: como uma última tentativa de evitar a censura, eu os encorajei a expor suas discordâncias comigo escrevendo seus próprios artigos que criticavam minhas perspectivas e deixando os leitores decidirem quem está certo, como qualquer meio de comunicação confiante e saudável faria. Mas os meios de comunicação modernos não expressam discordância; eles anulam ela. Portanto, a censura de meu artigo, em vez de envolvimento com ele, foi o caminho que esses editores apoiadores de Biden escolheram.

O artigo censurado será publicado nesta página em breve. Minha carta de intenção de demissão, que enviei esta manhã ao presidente da First Look Media, Michael Bloom, está publicada abaixo.

A partir de agora, publicarei meu jornalismo aqui na Substack, onde vários outros jornalistas, incluindo meu bom amigo, o grande repórter intrépido Matt Taibbi, vieram para praticar o jornalismo livre do clima cada vez mais repressivo que está engolfando a grande mídia nacional lojas em todo o país.



Não foi uma escolha fácil: estou sacrificando voluntariamente o apoio de uma grande instituição e um salário garantido em troca de nada mais do que a crença de que existem pessoas suficientes que acreditam nas virtudes do jornalismo independente e na necessidade de um discurso livre quem será disposto a apoiar meu trabalho assinando.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CARLUXO PODE SER PRESO E JAIR ESTÁ DESESPERADO!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians