Mourão se contrapõe a Bolsonaro e defende neutralidade diante dos resultados das eleições nos EUA

Portal Plantão Brasil
3/11/2020 13:05

Mourão se contrapõe a Bolsonaro e defende neutralidade diante dos resultados das eleições nos EUA

0 0 0 0

707 visitas - Fonte: O Globo

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira que, caso as eleições presidenciais nos Estados Unidos terminem em uma disputa judicial, o Brasil terá que adotar uma posição "neutra". Mourão ressaltou que a Constituição brasileira determina a não intervenção em outros países e disse que o Brasil não tem "nada a ver" com questões internas americanas.







— Neutra, lógico. Não temos nada a ver com as questões internas americanas. Isso é princípio constitucional nosso. A gente não admite ingerência nos nossos assuntos internos e também não fazemos nos assuntos internos dos outros — disse Mourão, ao chegar no Palácio do Planalto.



No fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que pode dar início a batalhas judiciais em torno da apuração de votos recebidos pelo correio após esta terça-feira, data final da votação.



De acordo com Mourão, o relacionamento do Brasil com os Estados Unidos continuará independente do resultado da disputa:







— O relacionamento do Brasil com os Estados Unidos é um relacionamento de Estado para Estado, independente do governo que estiver lá. Claro que cada governo tem suas prioridades, tem suas características pontuais, mas no conjunto da obra nós vamos continuar com as mesmas ligações.



Questionado sobre a torcida do presidente Jair Bolsonaro por Trump, o vice-presidente disse que é "opinião pessoal" dele, mas depois acrescentou que a posição do presidente representa a do governo:



— Isso é bobagem. Opinião pessoal dele. Se bem que quando o presidente fala, ele fala por todos do governo.







Nesta terça, Bolsonaro publicou um texto nas redes sociais comentando a disputa e falando na possibilidade de uma "interferência externa" no Brasil, sem deixar claro a quem estava se referindo. Na mensagem, o presidente também insinuou interesses estrangeiros na Amazônia, afirmando que o "domínio" da floresta faz parte da estratégia de alguns países para garantir sua segurança alimentar.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians