548 visitas - Fonte: Folha
A capital catarinense decidiu a eleição municipal no primeiro turno. O atual prefeito, Gean Loureiro (DEM), obteve 53,46% dos votos neste domingo (15).
O candidato do PSOL Professor Elson ficou em segundo lugar, com 18,13%, seguido por Pedrão (PL), com 14,21%.
Na pesquisa Ibope de 14 de novembro, Loureiro aparecia com 62% das intenções de votos válidos. Na pesquisa anterior, de 2 de novembro, ele aparecia com 64%. O prefeito se manteve à frente, apesar da denúncia de uma ex-assesssora que o acusou de assédio sexual.
Já Rafael Greca, DEM, foi reeleito prefeito de Curitiba neste domingo (15). O resultado saiu às 19h45, com 95,12% das urnas apuradas. Greca tinha 59,77% dos votos válidos, totalizando 475.889.
Ney Leprevost (PSD), com quem havia disputado o segundo turno na campanha municipal de 2016, abandonou a disputa deste ano após o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), convidá-lo a assumir a Secretaria de Justiça e Trabalho estadual.
Em consequência da negociação, Eduardo Pimentel (PSD) foi anunciado em setembro como candidato a vice-prefeito ao lado do democrata.
Outros nomes de peso a desistirem foram Luciano Ducci (PSB), que já foi vice-prefeito de Beto Richa (PSDB) e assumiu a cidade por dois anos, e Maria Victoria (PP), cujos partidos também passaram a integrar a coligação de Greca.
Desta forma, o atual prefeito teve mais tempo de televisão do que seus principais adversários, saltando à frente nas pesquisas de opinião.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.