794 visitas - Fonte: IGTecnologia
Gmail, YouTube, Drive, Docs, Play Store, Agenda, Fotos... os principais serviços do Google estão fora do ar nesta segunda-feira (14), relatam usuários de diferentes provedores de internet e países. As falhas afetam tanto as versões web como os aplicativos do Google.
O YouTube , plataforma de vídeos do Google , não carrega nenhum vídeo, independentemente de o acesso ter sido feito pelo Wi-Fi ou pela internet de um dispositivo móvel - 4G.
O Gmail não carrega nem na versão web e nem nos aplicativos para Android e iOS. O serviço exibe a mensagem "Sua conta está temporariamente indisponível; lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos" na versão web, e o app não recebe novos e-mails e atualizações. Após alguns minutos de tentativas, o Gmail voltou a funcionar, mas com lentidão e apresentando erros. Ao entrar na conta, a mensagem "O produto E-mail de IG Publicidade e Conteúdo está temporariamente impossibilitado de acessar seus Contatos. É possível que você enfrente problemas enquanto essa situação persistir" é exibida em vermelho no topo da página na versão web.
Play Store, Google Drive, Fotos, Agenda e outros serviços do Google também apresentam falhas similares, com o recado em inglês "500. There was an error. Please try again later", ou seja, "500, houve um erro, por favor tente novamente mais tarde".
O Google Nest Mini , assistente de voz do Google, também apresenta problemas de conexão. "Algo deu errado, tente novamente em alguns segundos", diz o aparelho quando acionado.
Os relatos de problemas com os serviços Google começaram a circular pelas redes sociais por volta das 9 horas desta segunda. O termo "Google" já é o assunto mais comentado do Brasil no Twitter .
Procurada pela reportagem do iG , a assessoria do Google disse ainda não ter um posicionamento sobre as falhas relatadas nesta manhã. A empresa, no entanto, disponibilizou acesso ao painel de status do Google Workspace, que mostra o satus de cada serviço do Google. Todos aparecem com um sinal vermelho, que significa "falha temporária do serviço". Ao clicar em cada serviço, porém, há atualizações frequentes da empresa sobre cada situação. Até 10h01, nenhum serviço listado aparece com bolinha verde, ou seja, sem apresentar nenhum problema.
Em relação ao Gmail, por exemplo, aparecem três avisos: às 8h55, às 9h31 e às 9h47.
O primeiro, de cor vermelha, diz "Estamos cientes do problema com o Gmail que está afetando a maioria dos usuários. Os usuários afetados não conseguem acessar o Gmail. Forneceremos uma atualização às 14/12/20 09:12 com detalhes sobre quando o problema deve ser resolvido. Observe que esse tempo de resolução é uma estimativa e pode sofrer alterações".
O segundo aviso, com atraso em relação ao tempo estimado, diz que "O serviço do Gmail já foi restaurado para alguns usuários e esperamos uma resolução para todos os usuários em breve. Este período é apenas uma estimativa e pode sofrer alterações".
O terceiro e mais recente aviso no painel apresenta a mesma mensagem do anterior, com o acréscimo de "Os usuários afetados não conseguem acessar o Gmail" no final da mensagem.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.