Inaugurado nesta terça-feira (16), o Touro de Ouro da B3 recebeu nesta manhã uma “homenagem” digna de seu simbolismo: cartazes com a palavra “Fome” foram colocados na escultura. A ação foi organizada pelos grupos militantes Juventude Fogo no Pavio e Coletivo Raiz da Liberdade.
Por meio de suas redes, o grupo Fogo no Pavio divulgou a ação acompanhada de críticas a acumulação de riquezas e aprofundamento da miséria no Brasil.
“Enquanto o lucro e a acumulação de riquezas seguem aprofundando a exploração incansável dos nossos trabalhos cada vez mais precarizados. Tudo isso muito beneficiado pela política entreguista e genocida de Bolsonaro!”, critica o grupo.
[URGENTE] Ação no Touro de Ouro da B3
Enquanto o lucro e a acumulação de riquezas segue aprofundando a exploração incansável dos nossos trabalhos cada vez mais precarizados. Tudo isso muito beneficiado pela política entreguista e genocida de Bolsonaro! pic.twitter.com/5SMKhTEuAY
Para os militantes, “a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo […] simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho”.
Além disso, os grupos lembraram que “assim como o Touro de Wall Street é alvo de trabalhadores e trabalhadoras que resistem, aqui o Touro de Ouro também será!”.
AGORA EM SP! O touro ganhou a marca do Brasil de Bolsonaro! Parabéns ao Coletivo Negro Raiz da Liberdade e a @fogonopaviobr pela ação de denúncia! pic.twitter.com/E1qqbTBBcf
Quem também criticou a estátua do Touro de Ouro da B3 foi a história Lilia Schwarcz, que classificou a obra como “cafona”.
“Seria engraçado se não fosse trágico. O Brasil enfrenta uma das maiores crises econômicas, as taxas de desemprego estão elevadíssimas, a desigualdade aumentou e a fome voltou, mas o centro histórico de São Paulo ganhou nesta terça (16) um “touro de ouro”. A Bolsa de Valores brasileira resolveu inaugurar em sua calçada o ‘Touro de Ouro’, para simbolizar a “força do mercado financeiro e do povo brasileiro”, diz Lilia Schwarcz.
“Ao invés de simbolizar a força e otimismo que o mercado queria com ele simbolizar, o touro tropical foi rapidamente associado à atual decadência do mercado de ações brasileiro e do ministro da Economia Paulo Guedes. Além de totalmente dissociada da realidade, a peça é de um tremendo mau gosto. Tudo errado. Sem mais comentários”, criticou a historiadora.
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.