514 visitas - Fonte: Portal Fórum
O El País publicou, nesta terça-feira (14), uma carta de despedida aos leitores. A edição em português, que nasceu em 2013, não alcançou sustentabilidade econômica e, por isso, será finalizada.
“Esta edição nasceu em 2013 e durante oito anos informou sobre a atualidade brasileira e mundial. Neste tempo, apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais, ela não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade”, explica o veículo.
No texto, não fica nítido o que acontecerá com os correspondentes brasileiros do El País, já que o site conta com profissionais em São Paulo. Além disso, há uma redação na Cidade do México e escritórios em Washington, Bogotá e Buenos Aires.
“A edição do EL PAÍS América oferece a mais completa cobertura em espanhol da área. Um esforço que será ampliado nos próximos meses e no qual o jornal concentrará suas energias”, diz o jornal.
“Queremos agradecer aos profissionais do El País Brasil por seu grande esforço e dedicação. Como também à fidelidade de nossos leitores, que poderão acompanhar a informação sobre a região e o resto do mundo em nossa edição da América. Para este jornal, o Brasil é um eixo da informação global tanto no plano político e econômico, quanto no cultural e social”, finaliza o texto.
Em publicação no Twitter, o repórter Felipe Betim, do El País, disse que foi comunicado hoje sobre o fechamento do jornal. “Dia triste para uma equipe incrível que se empenhou nesse projeto coletivo por tanto tempo. É isso”, lamentou em publicação no Twitter.
O @elpais_brasil acaba de fechar. Fomos comunicados agora. Dia triste para uma equipe incrível que se empenhou nesse projeto coletivo por tanto tempo. É isso.
— Felipe Betim (@FelipeBetim) December 14, 2021