Banco de dados da Saúde com informações sobre covid-19 estão fora do ar há 20 dias

Portal Plantão Brasil
30/12/2021 18:35

Banco de dados da Saúde com informações sobre covid-19 estão fora do ar há 20 dias

0 0 0 0

458 visitas - Fonte: Metrópoles

Os bancos de dados do Ministério da Saúde com as informações de casos de Covid-19 permanecem indisponíveis 20 dias após o ataque hacker à pasta. O site e sistemas do ministério foram invadidos no último dia 10, o que deixou o ConecteSUS, aplicativo que comprova a vacinação, fora do ar por duas semanas.



As informações da Covid estavam agrupadas no Open DataSus, plataforma mantida pelo Ministério da Saúde com diversos bancos de dados.

Dentre esses bancos de dados está o Sivep-Gripe, que reúne todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Graves (SRAG) registrados no Brasil em 2020 e 2021, desde o início da pandemia. A Covid-19 causa a SRAG, entre outros problemas, e matou 619 mil brasileiros até esta quinta-feira (30/12).

Esse conjunto de registros traz informações detalhadas sobre cada caso, como a idade do paciente, os sintomas, se a pessoa foi vacinada e se morreu.



Com o Open DataSus fora do ar, uma possibilidade seria obter as informações na plataforma de dados abertos do governo federal. O problema é que os dados mais recentes são de 8 de novembro deste ano, com uma defasagem de 52 dias.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que “as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e ConecteSUS já foram restabelecidos na última semana. A pasta trabalha para restabelecer as demais plataformas afetadas o mais rápido possível”.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians