Liberação de cruzeiros marítimos com surto de Covid teve interferência direta do irmão de Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
13/1/2022 18:20

Liberação de cruzeiros marítimos com surto de Covid teve interferência direta do irmão de Bolsonaro

0 0 0 0

1239 visitas - Fonte: O Globo

BRASÍLIA — O capitão da reserva Renato Antônio Bolsonaro se tornou uma figura ilustre na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, região Sul do estado de São Paulo, desde que o irmão, Jair Bolsonaro, assumiu a Presidência da República.


Além de pedir verbas federais para Miracatu, cidade onde é chefe de gabinete da prefeitura, Renato também atua como um intermediário informal dos interesses da região junto ao Palácio do Planalto. Um dos pleitos mais recentes foi a liberação da circulação de cruzeiros marítimos, que estava suspensa por causa da pandemia e costuma movimentar a economia da região.

Para resolver a questão, entraram em cena Renato e seu amigo de longa data, o assessor especial da Presidência Mosart Aragão. A dupla foi tratar do pleito diretamente com o ministro do Turismo, Gilson Machado, segundo descreveu o próprio Aragão em entrevista a uma rádio de Jaboticabal, no interior de São Paulo, em novembro do ano passado.


— Tivemos aqui recentemente por intermediação do Renato, que mora na região, e levou esse pleito da liberação dos cruzeiros marítimos, que estavam parados por conta da pandemia. E a gente levou ao ministro Gilson Machado, que fez a viabilização com o fim dessa pandemia e vacinação da maior parte da população. E, graças a Deus, foi liberado — disse Aragão, acrescentando que a ação geraria mais de 30 mil empregos no país.

A temporada de cruzeiros marítimos foi retomada em novembro de 2021, mas durou pouco. No início deste mês, a própria Associação Brasileira de Cruzeiros (Clia Brasil) decidiu suspender a operação após a explosão de casos de Covid-19 nas embarcações e a recomendação da Anvisa.


Acesso fácil

Na entrevista, o assessor presidencial prosseguiu dizendo que Renato é “totalmente acessível” e quem não consegue contatar o presidente costuma ir atrás dele.

— As pessoas geralmente procuram o irmão do presidente porque não têm acesso ao presidente.

À mesma rádio, Renato Bolsonaro explicou o seu papel:

— Nessa função que ele (Bolsonaro) assumiu, eu me coloquei no meu local. Mas deixei o acesso a mim fácil. E as pessoas realmente me procuram, com sugestões, ideias, comentários, às vezes mandando uma lembrança, mandando um mimo. E eu faço essa parte. Direciono ao presidente.

Na ocasião, Renato e Mosart haviam ido a Jaboticabal encontrar empresários e políticos locais. Lá, receberam o pedido de convencer o presidente a alçar a cidade ao status de “capital nacional do amendoim” .
Em publicações nas redes sociais, o ministro do Turismo não esconde a sua proximidade com o irmão do presidente, a quem chama de “meu amigo”.

— É quem leva a gente à região do Vale do Ribeira, que vai fazer a região despontar. (...) Eu queria que o Renato falasse um pouquinho porque ele veio aqui em Brasília buscar recursos, capitanear recursos — relatou o ministro em uma publicação de novembro de 2019.


Em uma gravação sobre a liberação dos cruzeiros, em dezembro de 2021, Machado não falou da participação de Renato, mas destacou o “papel central” de Aragão.

— Ficou pedindo celeridade, velocidade, porque o navio não pode esperar, os navios empregam mais de 30 mil pessoas. As coisas têm que acontecer, como aconteceram — descreveu ele, lembrando que o próprio presidente ficou “até duas da manhã no sábado” tentando resolver a liberação.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians