Internautas criticam a constrangedora visita de Queiroga e Damares a criança vacinada em Lençóis Paulistas (SP)

Portal Plantão Brasil
21/1/2022 13:21

Internautas criticam a constrangedora visita de Queiroga e Damares a criança vacinada em Lençóis Paulistas (SP)

0 0 0 0

1239 visitas - Fonte: Veja

Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) foram até Botucatu, no interior de São Paulo, na quinta-feira, 20, visitar uma menina que está internada em um hospital local após ter sofrido uma parada cardíaca horas depois de ter recebido a vacina contra a Covid-19 na cidade de Lençóis Paulista (SP), onde mora.


Nas redes sociais, ambos estão sendo duramente criticados pelo que foi visto como uma tentativa de explorar politicamente o episódio, que mobilizou a militância bolsonarista, para fazer mais um ataque à vacinação. Isso porque investigação conduzida pelas autoridades de saúde paulistas, envolvendo mais de dez especialistas, apontou que o episódio não teve nada a ver com a vacina. A criança tem uma doença congênita chamada síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW), que leva o coração a ter crises de taquicardia, e pode ocasionar até mesmo a morte súbita.

Damares — que foi lançada candidata ao Senado por São Paulo pelo presidente Jair Bolsonaro, o que também foi lembrado pelos críticos — postou no Twitter que que foi conversar com a família e os médicos da menina “ hospitalizada após suspeita de parada cardíaca no mesmo dia em que recebeu a vacina contra Covid” e enfileirou mais cinco posts, sem citar em nenhum que a relação entre o episódio e a vacina havia sido descartada.




Disse, ainda, que o próprio Bolsonaro falou com a família por telefone. A iniciativa dos dois ministros chamou a atenção dos usuários da rede social, que lembraram o significativo fato de que nenhum deles – nem o presidente – jamais visitou a família de qualquer criança vítima da doença (foram cerca de 1.400).




As vacinas contra a Covid-19 – tanto da Pfizer quanto da CoronaVac – foram aprovadas pela Anvisa e são seguras e eficazes para a imunização de crianças contra a doença.


NOTA DO PLANTÃO BRASIL:

O governo do Estado de São Paulo negou que a vacina tenha provocado uma parada cardíaca na criança. Segundo a Secretaria de Saúde, a investigação mostrou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida pela família até então, que provocou o quadro clínico.

Eis a íntegra da nota publicada pelo Governo de SP:

“O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde informa que concluiu nesta 5ª feira (20.jan) a investigação que descartou o evento adverso pós-vacinação na criança de 10 anos do município de Lençóis Paulista. Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado.

A análise realizada por mais de 10 especialistas apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação e reafirma que todos os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes”.

Thiago dos Reis comentou a respeito:




Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians