4096 visitas - Fonte: Folha de São Paulo
"Se tivesse pensado melhor, talvez não fizesse", diz Maitê Proença. Embora se refira à produção de "O Pior de Mim", solo com tintas autobiográficas que chegou ao palco do Teatro Uol no último final de semana, a a afirmação também poderia dizer respeito à maioria das declarações públicas que a atriz deu ao longo dos anos e que lhe renderam dores de cabeça.
Uma delas foi o apoio à ex-colega Regina Duarte, então recém-empossada secretária especial da Cultura. Ao pedir que a classe acolhesse a atriz, Proença reforçou uma imagem de bolsonarista que nunca cultivou, embora as redes sociais lhe imputem o título de apoiadora de primeiro momento de Jair Bolsonaro.
"Para um espectro político, parecia que eu apoiava o governo porque não o critiquei num primeiro momento da forma que esperavam. Nunca fiz nada da forma que as pessoas esperam. Havia ali uma mulher que nós conhecemos e não era uma total estranha", diz ela, que, pouco tempo depois, engrossou o coro de críticas à gestão de Regina.
Agora, a imagem de bolsonarista pode descolar da atriz, que decidiu declarar voto em Lula. O candidato já estava no radar da artista, mas a definição veio mesmo após o apoio de Marina Silva ao candidato do PT e do compromisso do candidato de adotar medidas de proteção ambiental às terras e aos povos indígenas.
"Digo que meu voto é anti-Bolsonaro. Pelo acordo com Marina, pela união democrática e na esperança de que, depois de desconsideradas as agressões de campanha, se aproveite tantas boas ideias do programa de Ciro Gomes, sim, votarei em Lula."
A declaração, diz Proença, não vem como uma busca de redenção nas redes sociais. Aquele não já não havia sido, de fato, o seu primeiro cancelamento. Ela foi acusada de lesbofobia ao afirmar que preferia se relacionar com homens, por estar mais acostumada à dinâmica, embora estivesse namorando uma mulher, Adriana Calcanhotto, e gostando da experiência.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.