TSE determina retirada do ar de áudios editados e manipulados de falas de Lula e Gleisi

Portal Plantão Brasil
27/9/2022 12:02

TSE determina retirada do ar de áudios editados e manipulados de falas de Lula e Gleisi

0 0 0 0

784 visitas - Fonte: Brasil 247

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou nesta segunda-feira (26) a remoção de postagens em redes sociais (Facebook, Kwai e TikTok) que veiculavam desinformação, usando áudios antigos do ex-presidente Lula (PT) e da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman (PR).


Os áudios contêm "grave descontextualização", de acordo com o ministro, e já foram verificados por diversas agências de checagem, que comprovaram tratar-se de fake news.

"Verifica-se, com efeito, do teor dos vídeos impugnados, que foram veiculados trechos de falas aleatórias do candidato Lula e da deputada Gleisi Hoffmann, assim como diálogos retirados de situações diversas das quais foram travados – ou até aparentemente inexistentes, como no caso das falas entre o pretenso assessor e o motorista de Lula –, no intuito de criar uma narrativa artificial, a partir de supostos fatos verídicos", afirmou o ministro na decisão.


Sanseverino reconheceu que as publicações foram "manipuladas e editadas" no intuito de alterar o sentido das falas de Lula e Gleisi Hoffmann. "Com isso, (pretendiam) repercutir e interferir negativa e irregularmente no pleito, o que deve ser reprimido pela Justiça Eleitoral", acrescentou o ministro.

A decisão foi concedida após a Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula-Alckmin, entrar com representação junto ao TSE.





Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians