8415 visitas - Fonte: Portal Fórum
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do Natal dos Catadores de Recicláveis nesta quinta (15) em São Paulo (SP). Ao lado do futuro Ministro da Fazenda e ex-prefeito da cidade, Fernando Haddad, da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e do Padre Júlio Lancellotti, Lula se emocionou e fez compromissos públicos durante o evento.
Após agradecer a uma criança negra de 10 anos, de nome Francisco, por ter estado no acampamento em Curitiba (PR) durante o período em que ficou preso e por dizer que estará presente em sua posse, Lula disse aos presentes que neste momento "estamos começando uma nova jornada", na qual será superada a "falta de respeito" com que as pessoas que trabalham com reciclagem "foram tratados nos últimos anos".
Povo de rua
Lula afirmou que falta compreensão a muitos prefeitos no país e que há tentativa de facilitar para que empresários ocupem a função exercida pelas cooperativas de catadores. Em seguida, dirigindo-se ao Padre Júlio Lancellotti, fez um compromisso público de realizar um encontro "do povo de rua" da cidade São Paulo após a sua posse. "Eu quero assumir um compromisso com vocês. Que não são vocês que têm que ir até o Presidente da República. Sou eu, sou eu, Presidente da República, que tenho que vir até vocês para que a gente possa conversar e tentar encontrar uma solução definitiva para os moradores de rua e para as pessoas mais humildes desse país", disse Lula, destacando que o trabalho deve ser feito em articulação com prefeituras e governos estaduais.
Referindo-se à dificuldade de cidadãos acessarem os governos municipais, estaduais e federal, Lula disse que seus ministros terão que entender que não devem atender demandas apenas de quem consegue ir até os gabinetes ou viajar de avião para Brasília. "A gente vai governar para todos os os brasileiros, mas nós temos que ter uma preferência. Uma preferência humanista, uma preferência ética, uma preferência moral, uma preferência com esse povo mais humilde, que têm que ser olhados como cidadãos e cidadãs brasileiras que perderam o direito de ter direito", disse o ex-metalúrgico.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.