13221 visitas - Fonte: UOL
As chuvas que atingem Santa Catarina já deixaram duas pessoas mortas e um município em estado de emergência. A Defesa Civil ainda alerta ao máximo a população para potenciais deslizamentos de terra em Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Piçarras, Penha, Florianópolis, São José e Palhoça.
As vítimas registradas até agora são da cidade de Camboriú. Segundo o Governo do Estado, Ketlin Arno Ribeiro, 16, e Elaine Soares Marques, 17 morreram após ficarem soterradas no bairro no Jardim Aliança.
A Prefeitura informou que elas chegaram a ser socorridas por equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros, mas não resistiram. Uma menina de 9 anos, foi resgatada com vida e levada para um hospital da região. No entanto, não há atualizações sobre o estado de saúde dela.
Camboriú registrou 223.6 mm de chuva em apenas 24 horas. Apenas entre as 0h até às 3h de hoje, a cidade teve 56 mm de chuva. Pela manhã, a Prefeitura decretou estado de emergência na cidade. Os serviços de saúde foram suspensos em decorrência dos alagamentos na cidade e as aulas também foram suspensas.
Alagamentos e rodovias interditaras
Em Florianópolis, as chuvas deixaram a rodovia SC-405 alagada e bloqueada. A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade, Topázio Neto (Republicanos). "É muito importante que a gente evite o deslocamento na cidade", disse ele hoje pela manhã.
A capital catarinense registrou 238.6 mm de chuva em 24 horas, de acordo com a Defesa Civil. Um caminhão de drenagem foi utilizado para retirar a água de algumas vias da cidade.
A Prefeitura de Florianópolis está desde o início da manhã operando com caminhões hidrojato em vias da Capital. Até o momento, mais de 20 ruas tiveram a água retirada pelos caminhões, algumas mais de uma vez. pic.twitter.com/v2GZuLPtHT
— Prefeitura de Florianópolis (@scflorianopolis) December 19, 2022