A decisão de Jair Bolsonaro de renovar a concessão da TV Globo foi alvo de deboche no Jornal Nacional. A âncora do telejornal desta terça (20), Ana Paula Araújo, teve que segurar o riso para falar sobre a notícia.
A jornalista afirmou que o decreto de Bolsonaro renova a concessão da Globo no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Distrito Federal, em Minas Gerais e em Pernambuco por mais 15 anos. A medida foi anunciada pela Secretaria-Geral da Presidência na noite de hoje.
Também foram renovadas as concessões da TV Bandeirantes em Minas Gerais e da TV Record em São Paulo.
??VEJA: O deboche do Jornal Nacional anunciando que Bolsonaro renovou a concessão da Globo. pic.twitter.com/Y54oaweeav
O deboche da apresentadora ocorre porque o presidente ameaçou não renovar a concessão da emissora diversas vezes. O presidente já prometeu adotar medida contra o canal em ao menos três ocasiões.
Em 2020, o presidente chamou a emissora de “imprensa lixo” e disse que só faria a renovação se estivesse tudo “direitinho” com a contabilidade da empresa. No ano seguinte, ele voltou a fazer a mesma ameaça, dizendo que a Globo teria que “estar com as certidões negativas em dia” para ter o direito.
No início deste ano, o mandatário disse que a emissora teria “dificuldades” para renovar a concessão. “A renovação da concessão da Globo é logo após o 1º turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia. Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, afirmou na ocasião.
Com o decreto do presidente, que deve ser publicado no Diário Oficial desta quarta (21), o Congresso Nacional avalia a medida e deve renovar a concessão. Apesar das bravatas de Bolsonaro, a decisão cabe ao parlamento e a medida do chefe do Executivo só serve para sinalizar seu posicionamento acerca do assunto.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.