Ministério dos Povos Indígenas será comandado por Sônia Guajajara

Portal Plantão Brasil
28/12/2022 12:07

Ministério dos Povos Indígenas será comandado por Sônia Guajajara

0 0 0 0

2654 visitas - Fonte: DCM

Sônia Guajajara será a ministra dos Povos Indígenas no governo Lula. Deputada federal eleita, ela teve o nome enviado pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) como sugestão para o cargo. O anúncio oficial deve ocorrer nos próximos dias, junto dos nomes dos outros titulares das pastar da próxima gestão. A informação é da Folha de S.Paulo.

A futura ministra chegou a Brasília nesta terça (27), onde será convidada formalmente pelo petista. Ela disputava a pasta com Joênia Wapichana, deputada federal não reeleita, e Weibe Tapeba (PT), vereador de Caucaia (CE).

A definição para o nome do titular da pasta demorou mais que o previsto por discussões acerca do formato que a pasta terá. Lula cogitou criar uma secretaria especial para o assunto no lugar de uma pasta, mas a possibilidade foi rebatida por lideranças indígenas.

O Ministério dos Povos Indígenas deve incorporar a Funai (Fundação Nacional do Índio) e funcionar inicialmente com seu orçamento. A transferência da fundação do Ministério da Justiça para a nova pasta foi um dos entraves para a formulação do organograma.

A Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) deve continuar com o Ministério da Saúde. A secretaria é um dos órgãos com maior verba da política indígena e a reorganização do orçamento pode afetar sua operação.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians