logo

25/1/2023 14:00

Lula chega a Montevideu para tentar evitar acordo de livre comércio entre China e Uruguai

0 0 0 0

1128 visitas - Fonte: DCM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará nesta quarta-feira à Montevideu, afim de convencer o presidente do Uruguai Luis Alberto Lacalle Pou a não assinar o acordo de livre comércio entre China e Uruguai que poderá acarretar na inundação de produtos chineses no mercado uruguaio.

As regras do Mercosul impedem negociações individuais entre seus membros sem o endosso do bloco. A base do grupo é a tarifa externa comum, que estabelece que todos os países membros devem cobrar mesma tarifa para um mesmo produto, quando a mercadoria for importada de fora da zona econômica integrada de comércio.

O tratado visa principalmente abrir portas para transações com tarifas mais baixas, entre China e Uruguai, facilitando a negociação e circulação de produtos entre os países, “quebrando” as dificuldades impostas pelo Mercosul.

Lula, tentará persuadir Lacalle de outro acordo, pois o tratado proposto pela China abalaria especialmente a indústria do bloco econômico, que tem como seus principais clientes Brasil e Argentina. Os governos brasileiro e argentino estudam formas de compensações comerciais ao Uruguai para evitar que as discussões com a China evoluam.

“Não tenho conhecimento dos termos em que está sendo negociado o acordo da China com o Uruguai. Mas esse tipo de coisa não é nova. É uma visita para fortalecer o Mercosul. Eu acredito que a América do Sul, o destino dela de sucesso, passa pelo bloco econômico. Quanto a isso, eu não tenho nenhuma dúvida” acrescentou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (24).

Lacalle Pou por sua vez, mostra-se aberto para possíveis mudanças, declarou:

“Se houver uma proposta melhor de algum dos países do bloco, estamos dispostos a negociar. Vamos conversar com Lula em Montevidéu”

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians