Havia um propósito para exterminar o povo yanomami no governo Bolsonaro, diz ministro Silvio Almeida

Portal Plantão Brasil
3/2/2023 17:24

Havia um propósito para exterminar o povo yanomami no governo Bolsonaro, diz ministro Silvio Almeida

0 0 0 0

8706 visitas - Fonte: UOL

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse ao UOL News Tarde que as denúncias que foram recebidas pela sua pasta indicam que existiu um propósito da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de exterminar os yanomamis do país.



"Isso tudo precisa ser devidamente investigado. O que nós recebemos são esses relatos. Pedimos as providências necessárias. Estamos monitorando, passo a passo, a fim de que nós possamos ter a garantia de que essas meninas serão protegidas".

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu informações de que ao menos 30 meninas e adolescentes yanomamis estão grávidas de garimpeiros.Também foi relatado haver seis crianças acolhidas irregularmente por famílias não yanomamis (com dois processos de adoção irregular em andamento).
Um grupo da pasta está em Boa Vista para reunir dados sobre as denúncias de violações de direitos.

Silvio Almeida: "Garimpeiros são vítimas também, explorados por esquema maior"



Na mesma entrevista que concedeu ao UOL, o ministro falou sobre a situação dos garimpeiros que estão ocupando parte da região destinada aos yanomamis no norte do País para extrair de forma ilegal na região. Na visão do ministro, eles são também vítimas, pois são explorados por um esquema maior.

"O que acontece é resultado de uma ausência do estado brasileiro no sentido de estabelecer os parâmetros de regulação que permitam reprodução ordenada da vida...o que a gente precisa entender é como mudar a dinâmica de intervenção do estado brasileiro no sentido de garantir as condições para uma atividade econômica que seja sustentável, que seja boa para a vida das comunidades".

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians