5197 visitas - Fonte: UOL
Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional, revelou em entrevista ao UOL News nesta terça que o governo de Jair Bolsonaro (PL) deixou uma quantia irrisória para o combate a desastres em 2023. Ele disse que a gestão anterior destinou apenas R$ 25 mil para atender tragédias como a das fortes chuvas que devastaram o litoral norte do estado de São Paulo.
"Não temos problemas de recursos orçamentários e nem financeiros. Para dar resposta a desastres, a previsão era de só R$ 25 mil, que estavam no orçamento de 2023. No entanto, a medida provisória corrigiu isso e temos recursos suficientes para o apoio".- Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional
Góes também afirmou que houve um reforço nos investimentos para a prevenção de desastres naturais. O ministro ainda citou alguns dos planos do governo federal para evitar novas catástrofes em regiões de risco.
"Temos o levantamento de 14 mil pontos no Brasil com risco muito alto de deslizamento. Aproximadamente 4 milhões de pessoas vivem nessas regiões já mapeadas pelo governo. É fundamental haver continuidade em programas habitacionais de demanda dirigida. É uma alternativa que precisa ser constante" -. Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional
Se preciso, Marinha irá auxiliar no resgate de vítimas no litoral de SP, diz ministro
Góes destacou a ação conjunta entre os ministérios para garantir o auxílio à população mais atingida e a reconstrução das áreas atingidas. O ministrou disse que Lula autorizou a Marinha a ajudar a resgatar vítimas em caso de necessidade.
"As dificuldades continuam desafiando toda a mobilização pública, civil e militar nesse resgate. O presidente autorizou, se for necessário, usar a Marinha [para o resgate de vítimas]. Em algumas regiões, há grande dificuldade de acesso e de comunicação. Vamos empregar mais forças" -. Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional
Caraguatatuba ainda pode ter Carnaval ’em momento oportuno’, diz prefeito
Aguilar Júnior (MDB), prefeito de Caraguatatuba, disse que a cidade pode ter o Carnaval de rua "em momento oportuno". O município foi um dos mais atingidos pelas chuvas que devastaram o litoral norte do estado de São Paulo e cancelou todos os eventos carnavalescos programados para os últimos dias.
"Cancelamos o Carnaval, mas não descarto a possibilidade de realizar esta festa em momento oportuno, quando passar tudo isso. Caraguatatuba é uma cidade de cunho turístico, apesar de termos um comércio e serviço fortes. O turista estava aqui e foi embora. Os comerciantes se prepararam para esse momento" - Aguilar Júnior (MDB), prefeito de Caraguatatuba
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.