Um navio da Marinha brasileira atracou no porto de São Sebastião (SP), na manhã desta terça-feira (21/2), para entregar cerca de 40 toneladas de doações arrecadadas para as vítimas das fortes chuvas no litoral paulista. A embarcação partiu de Santos na noite dessa segunda-feira (20).
Pelo menos 44 pessoas morreram e outras 49 estão desaparecidos em razão dos temporais. Até esta terça, apenas sete corpos haviam sido identificados e liberados — entre os quais três crianças. Outras 1.730 pessoas estão desalojadas, e 766, desabrigadas.
A Marinha mobilizou um navio e mais de 100 militares para transportar alimentos não perecíveis, água e material de higiene e limpeza.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, agradeceu as doações e explicou que a população que está no local atingido enfrenta grandes dificuldades de abastecimento. “Os mercados estão com filas enormes, nem todo mundo levou dinheiro e não há sinal de cartão de crédito. Fica aquela angústia enorme”, explicou, em entrevista à GloboNews.
Ele afirmou, ainda, que a Marinha “está fazendo uma remessa de um outro navio especializado em parar na areia”, para agilizar a chegada de ajuda e suprimentos à comunidade que sofre as consequências da tragédia.
Chuvas devastadoras
Fortes chuvas atingiram o litoral de São Paulo no fim de semana, deixando 44 mortos até o momento, segundo a Defesa Civil. Somente em São Sebastião 39 óbitos foram confirmados. Outra morte ocorreu em Ubatuba.
Nesta segunda, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou a liberação de R$ 33,7 milhões para ações da Defesa Civil nas 54 cidades atingidas por desastres. A medida do governo federal ocorre após chuvas extremas atingirem o litoral paulista no último fim de semana. Além disso, o Governo Federal também vai antecipar o Bolsa Família para os atingidos.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.