Lula fala sobre despolitizar as Forças Armadas e em punição de militares pela justiça civil

Portal Plantão Brasil
21/3/2023 17:06

Lula fala sobre despolitizar as Forças Armadas e em punição de militares pela justiça civil

0 0 0 0

541 visitas - Fonte: Brasil 247

O presidente Luiz Inácio Lula defendeu nesta terça-feira (21) a despolitização das Forças Armadas. Durante entrevista exclusiva e ao vivo à TV 247, Lula falou sobre a proposta do governo para o assunto.

"Nós vamos discutir com o Congresso Nacional e enviar um projeto de lei, dizendo que quem quiser ser candidato a alguma coisa, que vá para a reserva. O que não pode é ficar utilizando as Forças Armadas para fazer política", afirmou o presidente.

Lula voltou a dizer que o papel das Forças Armadas está expressamente descrito na Constituição de 1988. "É uma instituição que tem um compromisso na nossa Constituição, que é garantir a nossa soberania nacional, a integridade do nosso território e defender o nosso povo contra os inimigos externos’, afirmou.

"Elas têm que atender ao presidente da República, independentemente de que partido ele for. Eu não quero pedir para nenhum general votar em mim, eu só quero que eles cumpram aquilo que está na Constituição. Para que o povo aprenda a respeitar as Forças Armadas e elas aprendam a respeitar a democracia", acrescentou.

Punição aos golpistas de 8/1

O presidente Lula também falou sobre os atos terroristas praticados por bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Lula classificou o ato como um "golpe" e disse que todos os envolvidos serão punidos pela Justiça civil.

"Todas aquelas pessoas que participaram da movimentação do 8 de janeiro, aquele golpe, vão ser punidas. E quem participou do golpe será punido pela justiça civil, e não pela justiça militar. O cidadão que inventou de quebrar coisa e ele é sargento, coronel, general, ele será punido pela Justiça", afirmou o presidente.

Lula concede entrevista aos jornalistas Leonardo Attuch, Tereza Cruvinel, Luís Costa Pinto e Helena Chagas.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians