Para Haddad é ´´muito preocupante`` que BC mantenha a taxa de juros a 13,75%

Portal Plantão Brasil
23/3/2023 11:45

Para Haddad é ´´muito preocupante`` que BC mantenha a taxa de juros a 13,75%

0 0 0 0

372 visitas - Fonte: Portal Fórum

Contrariando todas as expectativas, o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa de juros básica da economia, a Selic, em 13,75%. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (22).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a decisão do BC e a classificou como "preocupante". "Eu considerei o comunicado preocupante, muito preocupante, porque hoje divulgamos relatório bimestral mostrando que nossas projeções de janeiro estão se confirmando sobre as contas públicas", declarou Haddad em coletiva de imprensa.

Em seguida, o ministro da Fazenda afirmou que o atual momento da economia pede uma outra postura do BC.

"Em momento em que a economia está retraindo e que o crédito está com problema, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida de taxa de juros [...] lemos com muita atenção, mas achamos que realmente o comunicado preocupa bastante", completou Fernando Haddad.

Lula lamenta não poder demitir presidente do BC

Lula voltou a criticar a postura de Campos Neto à frente do BC, nesta terça (21), e lamentou não poder demitir o economista, que foi alçado ao posto por Jair Bolsonaro (PL) e Paulo Guedes após a decretação da autonomia da instituição.

Indagado se poderia demitir o presidente do BC, Lula lamentou que a decisão tenha que passar pelo Senado Federal, onde há poucas chances de que o mandato de Campos Neto seja interrompido.

"Eu não posso demitir porque ele depende muito do Senado", afirmou Lula. Ele sinalizou que não mexerá na autonomia do BC e vai esperar 2024 para trocar o comando da instituição. Campos Neto foi nomeado para a presidência do BC em 2019 e confirmado em 2022 por Bolsonaro, após sanção do projeto que deu autonomia ao banco e mandato de quatro anos ao presidente e diretores.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians