Donald Trump acaba de ser indiciado criminalmente por suborno a atriz pornô

Portal Plantão Brasil
30/3/2023 19:22

Donald Trump acaba de ser indiciado criminalmente por suborno a atriz pornô

0 0 0 0

834 visitas - Fonte: G1

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi indiciado nesta terça-feira (21) , segundo o jornal "The New York Times" e diversos outros veículos da imprensa americana, no caso envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels. O "Times" ouviu quatro pessoas que têm conhecimento da votação do júri. A decisão deve ser anunciada pela promotoria nos próximos dias, afirma o jornal. Um advogado do ex-presidente confirmou que foi informado sobre o indiciamento.

O que é indiciamento nos EUA?

Ser indiciado na Justiça dos EUA significa que uma pessoa foi acusada formalmente de um crime por um grande júri ou por um promotor público. O indiciamento é o resultado de uma investigação policial ou do FBI que reuniu evidências suficientes para sustentar a acusação. Ser indiciado não significa que a pessoa é culpada, mas apenas que há motivos para levá-la a julgamento.

O que diz a denúncia?

Segundo a denúncia, Trump pagou US$ 130 mil (cerca de R$ 682 mil) à atriz nas semanas prévias às eleições de 2016, para que ela se mantivesse em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal.

Ele foi eleito naquele ano.

O pagamento não seria ilegal, mas, na prática, o dinheiro foi justificado como honorário advocatício para um dos advogados de Trump, Michael Cohen —é essa tentativa de esconder a natureza do pagamento que pode ser considerada criminosa; os promotores afirmam que foi uma falsificação de registro comercial.

Além disso, o pagamento indireto também seria uma tentativa de esconder uma relação dos eleitores, afirmam os promotores.

A principal testemunha do caso é justamente Cohen. Foi ele quem pagou o dinheiro para que Stormy Daniels ficasse em silêncio —de acordo com o advogado isso foi feito por ordens do próprio Trump.

Os registros desse pagamento foram feitos por uma das empresas do ex-presidente, a Trump Organization. Só que, no balanço, a companhia afirma que o dinheiro foi gasto em despesas legais.

"Ninguém está acima da lei; nem mesmo um ex-presidente. A acusação de hoje não é o fim deste capítulo; mas sim, apenas o começo", disse Cohen numa mensagem após a divulgação do indiciamento.

"Agora que as acusações foram apresentadas, é melhor deixá-las falar por si mesmas. As duas coisas que gostaria de dizer neste momento é que a responsabilidade é importante e mantenho meu testemunho e as evidências que forneci à promotoria”, acrescentou.

Reações iniciais

Taylor Budowich, um porta-voz de Trump, afirmou que esse "não é um indiciamento de um crime porque não há crime.

Clark Brewster, um advogado da atriz Stormy Daniels, afirmou que o indiciamento não é motivo para alegria, e que a verdade e a justiça vão prevalecer.

Trump será preso?

A acusação contra Trump dá início a um processo que pode durar vários meses.

No prazo mais imediato, são desencadeadas várias etapas, inclusive a determinação de como seria a detenção ou, mais provavelmente, a entrega às autoridades, em vista da natureza não violenta das acusações e o pelo fato de Trump ser ex-presidente.

Provavelmente há negociações entre os promotores e os advogados do ex-presidente para que ele se entregue.

Na semana passada, no entanto, Trump disse que poderia haver haver “morte e destruição” se fosse indiciado criminalmente e detido.

"Isso não tem precedentes e não há um procedimento definido", disse o ex-agente do Serviço Secreto americano Robert McDonald, agora professor de justiça penal na Universidade de New Haven.
Segundo o especialista, o Serviço Secreto, encarregado de proteger altos dignatários, coordenará com o escritório do promotor Alvin Bragg para que Trump se apresente ao tribunal sem que sua chegada se transforme em um "espetáculo".

Em outras palavras, não entrará algemado pela porta principal da corte, disse McDonald.

O ex-promotor federal Renato Mariotti comentou que espera que Trump "se apresente voluntariamente ao tribunal, tirem suas impressões digitais e o registrem, e que seja posto em liberdade sob fiança".

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians