431 contas no Twitter com conteúdos suspeitos sobre ataques a escolas são alvo de pedido de remoção

Portal Plantão Brasil
10/4/2023 17:10

431 contas no Twitter com conteúdos suspeitos sobre ataques a escolas são alvo de pedido de remoção

0 0 0 0

800 visitas - Fonte: O Globo

Entre as ações do final de semana, o Ministério da Justiça anunciou que solicitou ao Twitter a remoção de 431 contas relacionadas ao uso de hashtags ligadas aos ataques contra escolas, além de três perfis no TikTok que têm divulgado conteúdos com o objetivo de espalhar medo. O monitoramento é parte da Operação Escola Segura, que busca coibir atentados como o ocorrido na última quarta-feira (5) em Blumenau (SC), que deixou quatro alunos mortos e outros cinco feridos.

No sábado (8), o ministro da Justiça, Flávio Dino, havia anunciado que a pasta tinha requisitado a remoção de 270 contas no Twitter e de outras duas no TikTok. Foram cumpridos também mandados de busca em que foram apreendidas 7 armas com um suspeito.

Já neste domingo (9), foram novas 161 solicitações realizadas junto à plataforma Twitter e uma na rede social chinesa.

O GLOBO procurou o Twitter para solicitar informações sobre o pedido de remoção das contas pelo governo, mas ainda não obteve retorno. Em uma resposta automática da empresa de Elon Musk, a plataforma enviou apenas um (emoji de um cocô). No dia 19 de março, o diretor executivo do Twitter disse, através de seu perfil na rede, que todas as demandas da imprensa seriam respondidas com tal emoji.

A reportagem também procurou o TikTok, que ainda não se pronunciou.

A operação Escola Segura foi colocada em prática na última quinta-feira após a ocorrência do ataque em Santa Catarina.

Nesta semana, o governo anunciou o repasse de R$ 150 milhões para fortalecimento de rondas escolares e criou um grupo de trabalho interministerial para propor soluções para o problema. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, em 90 dias o grupo anunciará uma Política Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas. Uma das propostas é a criação de um Disque Denúncia específico sobre o tema, além do lançamento de um protocolo com orientações sobre como lidar com esse tipo de ocorrência.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians