A chegada do presidente Lula e sua comitiva a Portugal não foi diferente da chegada a qualquer país que o recebe. Com cerimônia, pompa e respeito, Lula desembarcou em Lisboa para uma agenda de encontros onde, pelo menos 13 contratos serão assinados.
Veja o desembarque de Lula em Lisboa, Portugal:
?? Lula chega a Portugal! A amizade entre nosso presidente e Marcelo Rebelo sempre foi sólida, como a ligação entre nossos países. pic.twitter.com/oo6zBU2Chr
Ainda em Lisboa, Lula entregará a Chico Buarque de Holanda o Prêmio Camões, maior da língua e literatura portuguesa. Em 2019, Chico foi o vencedor da 31ª edição do prêmio, mas o então presidente Jair Bolsonaro, mesquinhamente se recusou a assinar o ato de entrega do prêmio. Chico Buarque deve ter ficado eternamente agradecido. Sua recompensa inimaginada é receber agora seu merecido prêmio das mãos do presidente amado, de quem é amigo pessoal há décadas.
A extrema direita, que planeja ato contra a presença de Lula em Portugal, se recolheu. A chegada de Lula ao hotel, que se previa tumultuada, foi precedida de forte esquema de segurança. Em vão, já que ele e sua comitiva chegaram tranquilamente ao local, recebidos por apoiadores que cantavam "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula!"
O Chega não chegou!
VÍDEO: Sob ‘ameaça’, Lula chega a Portugal e ninguém da extrema direita aparece
Presidente entrou pelos portões do hotel às 11h20. Apoiadores foram ao local recepcioná-lo e presença da imprensa foi massiva. Bolsonaristas e “Chega” não deram as caras pic.twitter.com/tpX4YwD2tX
A presença de Lula na sessão do Parlamento português em 25 de abril, lembrando o fim do salazarismo com a Revolução dos Cravos, foi cancelada. Lula prefere não causar qualquer tumulto constrangedor em data tão importante aos portugueses, uma vez que membros do partido de extrema direita, o Chega, prometeram protestar.
O Chega é o mesmo partido que está organizando uma cúpula mundial da extrema direita para maio, em Lisboa, e convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que confirmou presença.
De Portugal, Lula seguirá para a Espanha, onde firmará com aquele governo mais 4 contratos de cooperação mútua.
Lula encerrará assim sua viagem aos países ibéricos, que são considerados a entrada para a Europa.
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.