Palácios do Planalto e da Alvorada serão inspecionados pelo novo comandante militar do Planalto

Portal Plantão Brasil
19/5/2023 11:20

Palácios do Planalto e da Alvorada serão inspecionados pelo novo comandante militar do Planalto

0 0 0 0

793 visitas - Fonte: Metrópoles

O comandante militar do Planalto, general Ricardo Piai Carmona, fará uma visita ao Palácio do Planalto às 10h desta sexta-feira (19/5). Carmona está no cargo desde 23 de março, quando o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi exonerado por ser acusado de proteger os golpistas que invadiram os prédios dos Três Poderes da República, em 8 de janeiro.

Carmona fará uma verificação das tropas subordinadas ao Comando Militar do Planalto (CMP) que atuam na segurança dos palácios presidenciais — Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Palácio do Jaburu e a Residência Oficial da Granja do Torto.

O CMP é um comando militar de Área do Exército Brasileiro responsável pelas forças sediadas no Distrito Federal, em Goiás, Tocantins e no Triângulo Mineiro, na área correspondente à 11ª Região Militar.

Sediado na capital federal, o Planalto comanda os seguintes batalhões:

-3ª Brigada de Infantaria Motorizada;
-Comando de Operações Especiais (COpEsp);
-Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex);
-Batalhão da Guarda Presidencial (BGP); e
-1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência).

Além desses batalhões, diretamente envolvidos no 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), o Comando Militar do Planalto foi afetado pelas investigações sobre o caso.

A pedido do comandante do Exército Brasileiro, o ex-comandante general Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi responsável pelo comando das tropas durante os ataques golpistas — ele acabou exonerado em 16 de fevereiro.

Dutra foi incluído na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e depôs nessa quinta-feira (18/5). Marco Edson Gonçalves Dias, o GDias, ministro de Estado chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também foi exonerado e deve depor na CPI.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians