Ex-presidente da Funai é indiciado pela PF, por negligência no caso Dom e Bruno

Portal Plantão Brasil
19/5/2023 18:01

Ex-presidente da Funai é indiciado pela PF, por negligência no caso Dom e Bruno

0 0 0 0

946 visitas - Fonte: DCM

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) Marcelo Xavier por omissão no caso do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Eles foram mortos no ano passado durante viagem ao Vale do Javari, segunda maior indígena do país, no Amazonas. A informação é do g1.

O indiciamento tem como base a ata de uma reunião realizada logo após a morte do indigenista Maxciel dos Santos, quando funcionários da Funai solicitaram proteção e detalharam os riscos envolvidos. Ele era servidor da fundação e foi morto com dois tiros na cabeça em 2019.

Maxciel era parceiro de Bruno Pereira no combate a crimes praticados no Vale do Javari. Após sua morte, Xavier não tomou nenhuma providência. Para a PF, o então presidente da Funai agiu com dolo eventual, quando alguém não tem intenção de atingir um objetivo específico mas assume os riscos.

Alcir Amaral Teixeira, que era coordenador-geral de Monitoramento Territorial, também foi indiciado pela PF. Xavier assumiu o cargo em 2019, quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi exonerado no fim de dezembro de 2022.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians