A lista para Lula escolher ministros para o TSE é votada hoje pelo STF

Portal Plantão Brasil
24/5/2023 16:52

A lista para Lula escolher ministros para o TSE é votada hoje pelo STF

0 0 0 0

1786 visitas - Fonte: UOL

Está marcada para esta quarta-feira (24) a votação no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) de uma lista quádrupla com nomes de candidatos a ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em seguida, os nomes serão encaminhados para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que escolherá os dois novos ocupantes da corte eleitoral.

Os advogados mais cotados para as vagas são Daniela Borges, Edilene Lôbo, André Ramos Tavares e Floriano Azevedo Marques Neto. Os três primeiros foram recebidos nesta semana em audiência pela presidente do STF, Rosa Weber. Floriano Marques Neto está na agenda de hoje da ministra.

Outros ministros do Supremo também têm sido procurados por candidatos em campanha, mas as visitas não constam das agendas oficiais. A tática é circular no Salão Branco, que fica ao lado do plenário do STF, em dias de sessão, quando os ministros também passam por lá.

Daniela Borges tem o apoio da ministra Cármen Lúcia. Edilene Lôbo é advogada do PT e tem o apoio de setores do partido - inclusive da presidente, Gleisi Hoffmann. André Ramos Tavares e Floriano Marques Neto são amigos do presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Tavares é atualmente ministro substituto da corte eleitoral.

As duas vagas foram abertas na semana passada, com o término dos mandatos de Carlos Horbach e Sérgio Banhos. Ambos foram escolhidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Com os novos ministros empossados, o atual governo terá maioria no TSE.

A expectativa é que Lula nomeie os dois novos ministros ainda em maio. Em seguida, ficaria aberto o caminho para Moraes pautar as ações que pedem a inelegibilidade de Bolsonaro.

O TSE tem sete ministros: dois representantes da advocacia, três ministros do STF e dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians