Porte de drogas para consumo próprio está em pauta no STF. Vários países já aprovaram a lei

Portal Plantão Brasil
24/5/2023 18:03

Porte de drogas para consumo próprio está em pauta no STF. Vários países já aprovaram a lei

0 0 0 0

480 visitas - Fonte: Brasil 247

247 - Nesta quarta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) discutirá a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O processo, que está parado desde 2015, foi pautado pela presidente do STF, Rosa Weber. O caso tem repercussão geral, o que significa que a decisão terá validade em todas as instâncias da Justiça.

Os ministros analisarão a constitucionalidade do artigo 28 da Lei nº 11.343, de 2006, que trata da compra, guarda ou porte de drogas sem autorização para consumo próprio. Atualmente, as penas para esse crime no Brasil são advertência, prestação de serviços à comunidade ou medidas educativas.

Enquanto o processo é discutido no STF, é interessante observar como outros países tratam a questão do porte de drogas para uso pessoal. Alguns países já adotaram políticas de descriminalização ou legalização da maconha para consumo próprio. Entre eles estão:

-Uruguai: Foi o primeiro país do mundo a legalizar a maconha, em 2013. Os uruguaios podem cultivar em suas residências, comprar em farmácias ou se associar a clubes de cultivo.
-Canadá: Legalizou o uso recreativo da maconha em 2018, permitindo que os cidadãos possam comprar e consumir cannabis em estabelecimentos licenciados.
-Países Baixos (Holanda): Embora a maconha não seja legalizada, o país adota uma política de tolerância em relação ao consumo pessoal. Cafés conhecidos como "coffeeshops" vendem maconha para consumo no local.
-Portugal: Não considera o consumo pessoal de drogas como crime, mas sim como um problema de saúde. Desde 2001, os usuários são encaminhados para comissões de dissuasão da toxicodependência, onde podem receber apoio e tratamento.
-Estados Unidos: Alguns estados norte-americanos legalizaram o uso recreativo da maconha, como Colorado, Califórnia e Washington. No entanto, a legislação varia de estado para estado.

Esses são apenas alguns exemplos de países que adotaram abordagens diferentes em relação ao porte de drogas para consumo próprio. O julgamento do STF no Brasil trará reflexões sobre a constitucionalidade e os possíveis impactos dessa questão no país.



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians