Cresce a mobilização por punição ética e criminal de Magno Malta, no caso Vini Jr.

Portal Plantão Brasil
25/5/2023 09:24

Cresce a mobilização por punição ética e criminal de Magno Malta, no caso Vini Jr.

0 0 0 0

2342 visitas - Fonte: Brasil 247

247 – Um grupo composto por diversas personalidades, incluindo artistas, jogadores, ativistas, advogados, apresentadores e intelectuais como Camila Pitanga, Raí, Cléber Machado e Teresa Cristina, está se mobilizando para pedir a cassação do mandato do senador Magno Malta (PL-ES), segundo informa a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. A iniciativa surge em resposta às declarações problemáticas do parlamentar em relação ao jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, que sofreu racismo durante uma partida do Campeonato Espanhol no último domingo (21).



Magno Malta insinuou que as emissoras de TV estavam "revitimizando" o atleta e exigiu que associações de proteção animal defendessem os macacos, alegando que esses animais estavam sendo "expostos" ao serem mencionados nos xingamentos direcionados ao jogador. Durante uma audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o senador afirmou: "O macaco é inteligente, é bem pertinho do homem. A única diferença é o rabo. Ágil, valente, alegre. Tudo o que você possa imaginar, ele tem". Malta também sugeriu que, se fosse um jogador negro, entraria em campo com um leitão branco nos braços, beijando-o, para provar que não tem nada contra pessoas brancas.



Na representação que será enviada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, assinada pelos advogados Pierpaolo Cruz Bottini, Igor Tamasauskas, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Sergio Renault, Marco Aurélio de Carvalho, Tiago Rocha e Sebastião Tojal, o grupo argumenta que as declarações de Magno Malta são incompatíveis com o decoro parlamentar e abusam das prerrogativas concedidas aos membros do Congresso Nacional. Bottini destaca que o racismo é um ato extremamente grave e que fazer piadas com a dor e a discriminação não condiz com a dignidade do Senado Federal. Portanto, um discurso desse tipo merece uma punição ética e criminal, razão pela qual a representação está sendo apresentada.



A petição recebeu o apoio de Walter Casagrande Jr., ex-jogador e comentarista, Juca Kfouri, jornalista, Douglas Belchior, cofundador da Uneafro, Bel Coelho, renomada chef de cozinha, Iran do Espírito Santo, pintor, Fernanda Diamant, editora, Antonio Prata, escritor e colunista da Folha, José Trajano, jornalista, e Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada.











Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians