CPMI dos atos terroristas de 8/1 é instalada oficialmente pelo congresso

Portal Plantão Brasil
25/5/2023 10:51

CPMI dos atos terroristas de 8/1 é instalada oficialmente pelo congresso

0 0 0 0

980 visitas - Fonte: Metrópoles

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito foi instalada oficialmente no Congresso Nacional nesta quinta-feira (25/5). O colegiado vai apurar os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Composta por 16 deputados e 16 senadores, a comissão terá 180 dias – com chance de prorrogação, para convocar e votar requerimentos. A maioria da bancada é composta por integrantes da base governista, superando oposição e partidos independentes.

A leitura para instalação da CPI ocorreu na primeira sessão conjunta do Congresso Nacional deste ano, em 26 de abril. A reunião de instalação foi presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), parlamentar de maior idade entre os integrantes da comissão.

Veja:


Estratégia

Estimados pela oposição, os parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro atuam para conseguir convocar nomes ligados a Lula a fim de tentar enfraquecer o governo no colegiado. A principal estratégia da oposição é justamente traçar um paralelo entre Lula e pessoas de seu governo ligadas aos atos de 8 de janeiro.

Por mais que pareça um movimento arriscado, teorias que tentam apontar interesses do governo Lula nos atos têm circulado desde janeiro nas redes bolsonaristas. Não se sabe, no entanto, se tal proposta pretende atingir uma parcela expressiva da opinião pública ou se é mais voltada ao público fiel do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A convocação do ex-ministro Gonçalves Dias é dada como unânime entre parlamentares da oposição. O grupo quer explicações sobre a atuação de Dias no Palácio do Planalto na data dos atos antidemocráticos.

Outro nome na mira da oposição é o do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Nas últimas semanas, o maranhense foi convidado a participar de uma série de audiências no Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre o 8 de Janeiro.

Ao Metrópoles lideranças informaram que o ministro deve ser chamado para explicar o suposto relatório enviado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com informações sobre a possibilidade de ataques à Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians